11 de dezembro de 2022

Nigéria aposta na aviação agrícola contra insegurança alimentar

Presidente do país determinou aquisição aeronaves para atender produtores rurais das seis zonas administrativas que abrangem os 30 Estados nigerianos  

O presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, determinou a compra de mais cinco aeronaves agrícolas para dar suporte aos agricultores do País – conforme notícia na imprensa localO anúncio ocorreu na última quinta-feira (8), durante a apresentação do balanço de ações da Autoridade Nacional de Desenvolvimento de Terras Agrícolas (NALDA, na sigla em ingês). A agência, vinculada ao Ministério dos Recursos Hídricos do país, já havia recebido este ano uma aeronave agrícola e a intenção é completar um avião para cada uma das seis zonas geopolíticas que têm como sede os Estados de Bauchi, Imo, Katsina, Lagos, Níger e Rivers – e a partir daí abrangem os outros 30 estados do país.

Para isso, o pacote de ajuda da NALDA já teve também a aquisição de drones de imagens e de pulverização, tratores, colheitadeiras combinadas e equipamentos para bombear água. Situada na África Ocidental, a Nigéria é o país mais populoso do continente e um importante produtor de petróleo. Porém, segundo o governo, a política local está focada também no aumento da produtividade no campo, para garantir sua segurança alimentar.

Apesar de ser um importante produtor de petróleo e ter um dos maiores índices de produto interno bruto (PIB) das terras africanas, a maior parte da população ainda vive na extrema pobreza. Lembrando que o continente abrange 67% de toda a terra agricultável do mundo, enquanto contribui com apenas 1% da produção agrícola global. 

A ideia de apostar na aviação agrícola como estratégia para produção sustentável de alimentos no país vem sendo há anos no País, Inclusive a partir do exemplo do Brasil, segundo estudos da Universidade Federal de Tecnologia de Akure.

 

BUHARI: presidente determinou a aquisição imediata de mais cinco aeronaves para dar suporte aos programas de fortalecimento da agricultura local

Comments

wonderful comments!