11 de janeiro de 2023

John Deere aposta em drone agrícola com inteligência artificial

Selecionada para o Startup Collaborator 2023, a Precision AI desenvolve aparelho que identifica durante a aplicação quais plantas são daninhas que devem ser eliminadas

A gigante norte americana dos equipamentos agrícolas John Deere anunciou nesta semana uma empresa de drones entre as oito selecionadas para o programa Startup Collaborator em 2023. No caso, a canadense Precision AI, que está desenvolvendo o que seriam os primeiros drones com inteligência artificial do mundo – que, por exemplo, identificam durante a aplicação de herbicida quais plantas são daninhas e devem ser eliminadas. Tudo sem conexão com a internet, apenas com os sistemas embarcados de captação de imagens, processamento dos dados e acionamento dos bicos.

A lista de parcerias do Startup Collaborator 2023 inclui ainda empresas que desenvolvem desde satélites de baixa altitude para imagens multiespectrais em altíssima resolução até giroscópio inteligente para aplicações autônomas. Passando ainda por soluções de tecnologia espacial com foco em carbono neutro na indústria agrícola e (no caso da indústria de construção) um sistema de alerta em tempo real para evitar danos à infraestrutura subterrânea durante escavações.

CAPACIDADE: drone canadense conta com sistemas embarcados de captação de imagens, processamento dos dados e acionamento dos bicos – foto: Precision IA/divulgação

 

APROXIMAÇÃO
Lançado em 2019, o Startup Collaborator busca aproximar a John Deere de inovações que ajudem a aprimorar a tecnologia de precisão de seus equipamentos agrícolas e de construção. “É uma maneira empolgante de grandes ideias se transformarem em algo maior”, comenta o gerente de desenvolvimento de negócios da John Deere Intelligent Solutions Group, Michele Kaiser.

A exemplo da Bear Flag Robotics, aquirida em 2021para dar suporte às soluções de trator autônomo da empresa. E da Hello Tractor, que conecta proprietários de tratores a pequenos agricultores por um aplicativo de compartilhamento de equipamentos – e recebeu investimento da John Deere no ano passado.
Aliás, em 2020 o programa de parceria com startups teve uma brasileira. No caso, a paulista DataFarm, uma plataforma digital que identifica perdas de produtividade (e sua origem) nas lavouras e fornece insights regenerativos. O que resultou em uma interface ente a plataforma e as ferramentas de análise de dados nas máquinas da John Deere, para diagnóstico do yield gap (diferença entre a produtividade potencial e real ) e definição e estratégias para seu controle.

Comments

wonderful comments!