28 de março de 2023
Alan McCracken: a medalha chega a seu dono
Homenageado no Congresso AvAg de 2022, onde não pôde comparecer, o consultor teve a visita de dirigentes brasileiros nesta segunda nos EUA, entregando-lhe pessoalmente a horaria máxima do setor aeroagrícola brasileiro
O engenheiro agrônomo e mecânico Alan McCracken, 77 anos, recebeu nesta segunda-feira (27), nos Estados Unidos, a medalha Mérito Aviação Agrícola Brasileira nº 9, conferida a ele durante o Congresso da Aviação Agrícola do Brasil (Congresso Avag) 2022, ocorrido em Sertãozinho/SP. A medalha chegou a seu dono diretamente na residência de McCracken, em Daytona Beach, no Estado da Florida, entregue pessoalmente pelo diretor do Instituto Brasileiro da Aviação Agrícola (Ibravag), Júlio Augusto Kämpf, e pelo diretor-executivo do Sindag, Gabriel Colle.
Os dirigentes brasileiros estão em terras norte-americanas para participar do 18º Workshop de Vigilância de Arbovírus e Controle de Mosquitos em Saint Augustine, também na Florida. O evento é promovido pelo Distrito de Controle de Mosquitos Anastasia e vai desta terça até a quinta-feira (dias 28 a 30).
Irlandês e radicado há mais de 20 anos nos Estados Unidos, McCracken é consultor internacional em aplicações aéreas, tem vivência no Brasil desse os anos 1970 e morou por oito anos no País. Ele foi homenageado no congresso AvAg de 2022 juntamente com o engenheiro agrônomo Marcos Vilela de Magalhães Monteiro, 84 anos. Impossibilitado de viajar ao Brasil na época (e agradeceu por vídeo a homenagem no evento), McCracken esperou oito meses para receber sua medalha, para que a entrega tivesse a deferência da presença de emissários brasileiros.
Aliás, a visita serviu para que ele recebesse, também pessoalmente, a edição impressa da revista Aviação Agrícola nº 14 – onde ele é o personagem da entrevista especial.
Confira abaixo o agradecimento em vídeo feito por McCracken pela medalha e pela visita