3 de abril de 2023

Anac dispensa prazo de 10 dias para registro digital de horas

Resolução do órgão voltando atrás no prazo estipulado em fevereiro para preenchimento da CIV Digital foi publicada nesta segunda, atendendo demanda do Sindag para não prejudicar pilotos em áreas remotas

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) voltou atrás e retirou o prazo de 10 dias para os pilotos registrarem na Caderneta Individual de Voo Digital (CIV Digital) suas horas voadas em cada operação. A medida, que entraria em vigor nesta segunda-feira (3 de abril), havia sido instituída pela Resolução nº 705 do órgão, publicada em 9 de fevereiro. Já a revogação veio com a Resolução 711, publicada nesta segunda no Diário Oficial da União.

A retirada do prazo do registro das horas na Civ Digital foi uma demanda do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag). Isso porque a exigência prejudicaria especialmente os profissionais que atuam no trato de lavouras – ou mesmo em combate a incêndios florestais. “Em muitas operações, especialmente nas regiões Norte e Centro-Oeste do País, as aeronaves passam muitos dias atuando a partir de pistas em áreas sem cobertura de internet”, explica o diretor-executivo do Sindag, Gabriel Colle.

Na prática, caso a medida não fosse revista, muitos profissionais estariam sujeitos a sanções da Anac mesmo antes de completarem suas operações. Lembrando que o segmento aeroagrícola é o único da aviação civil que pode operar a partir de pistas sem homologação – abertas em propriedades apenas para uso agrícola. O que possibilita o suporte em solo em locais longe de aeródromos convencionais.

O registro das horas voadas é previso no Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) nº 61, que trata justamente das licenças, habilitações e certificados para pilotos. Ou seja, além de preenchimento obrigatório, a Caderneta de Voo é referência oficial para as licenças dos pilotos para cada tipo de operação ou aeronave. Além de determinante para avaliar sua experiência profissional.