26 de maio de 2023

Hoana Santos assume a presidência do Sindag

CLICK HERE TO READ IN ENGLISH

Primeira mulher a comandar a entidade aeroagrícola nacional, empresária de Tocantins foi eleita na quinta-feira (25), em Porto Alegre, em assembleia que reforçou pautas como comunicação com a sociedade e melhoria contínua do setor

A empresária Hoana Almeida Santos, de Tocantins, foi eleita nesta quinta-feira (25), em Porto Alegre, para comandar nos próximos dois anos o Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag). A assembleia da entidade ocorreu no Hotel Swan Tower Porto Alegre, no bairro Higienópolis. Hoana já atuava desde 2019 no Conselho de Administração do Sindag, que é a principal entidade do setor aeroagrícola brasileiro. E que abrange 214 associadas (18 deles operadores de drones) – cerca de 90% das 245 empresas aeroagrícolas em funcionamento em 24 unidades da Federação. O ex-presidente Thiago Magalhães Silva, de Orlândia, no interior paulista, segue agora como vice de Hoana. O novo Conselho de Administração do Sindag tem empresários também do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Bahia, Mato Grosso, Rondônia e Maranhão.

Clique AQUI para conferir o álbum com todas as imagens da programação

Lembrando que o Brasil representa hoje o segundo maior mercado aeroagrícola do planeta, com mais de 2,5 mil aeronaves (aviões e helicópteros) atuando no trato de lavouras, segundo levantamento junto ao Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Uma frota que perde apenas para a dos Estados Unidos (que tem mais de 3,6 mil aviões e helicópteros) e à frente da Argentina, México, Canadá, Nova Zelândia e outros países que utilizam a ferramenta.

No caso dos drones, a estimativa é de que em torno de 3 mil aparelhos já sejam utilizados para o trato de lavouras no Brasil.

EXPERIÊNCIA: empresária aeroagrícola desde 2008, Hoana já integrava desde 2019 o Conselho de Administração do Sindag

DESAFIOS

Hoana assume o Sindag em um momento em que o setor enfrenta o recrudescimento do preconceito contra a aviação agrícola – que é combatida principalmente como bandeira contra o agronegócio. O desafio é mostrar à sociedade que, além de ser a única ferramenta para o trato de lavouras com regulamentação específica (e ampla), a mais facilmente fiscalizável e a única que exige formação técnica de praticamente todos os envolvidos nas operações, é também determinante para a otimização da produtividade. Leia-se: produzir mais sem necessidade de avanço da fronteira agrícola e com redução no volume de defensivos aplicados. Justamente o contrário dos principais mitos contra o setor.

Assim, o foco da entidade deve ser aumentar as ações de transparência e aproximação com a sociedade (reforçando os encontros a imprensa, autoridades governamentais, lideranças comunitárias e outros atores), bem como seguir com os programas de melhoria contínua do setor – como as Academias de Segurança Operacional, o MBA em Gestão Inovação e Sustentabilidade e o Sindag na Estada (que está chegando à sua 100ª edição), entre outras ações de qualificação.

Nesse ponto entram também o apoio à pesquisa, com o congresso Científico da Aviação Agrícola  e o programa Boas Práticas Aeroagrícolas (BPA Brasil). Neste caso, uma parceria entre o Instituto Brasileiro da Aviação Agrícola (Ibravag, cujo presidente Júlio Kämpf também esteva na assembleia em Porto Alegre) e o Sebrae Nacional.

“É obrigação nossa fazer o nosso trabalho social, debatendo e levando informações para a sociedade”, pontuou a presidente em sua primeira fala logo depois de eleita. A dirigente também agradeceu o apoio da entidade e dos colegas empresários pela troca de experiências desde que passou a integrar o Sindag. “É um aprendizado constante, em uma entidade que também se esforça muito, junto com o Ibravag, pela valorização do setor”, destacou Hoana.

NOMINATA

Completando a nominata com Hoana na presidência e Thiago Silva como vice, o Conselho de Administração do Sindag até 2025 tem como membros titulares os empresários Jorge Humberto Morato de Toledo (SP), Bruno Ricardo de Vasconcelos (SP), Francisco dias da Silva (RS), Nelson Coutinho Peña (RS) e Ricardo Cavina Tavares (SP. Já o time de conselheiros suplentes é formado por Alexandre de Lima Schramm (MG), Sergio Bianchini (ES), Tiago Henrique Textor (GO), Ruddigger Alves da Silva (BA), William Rambo (MT), Taylla Lara Scherwinski de Faria (RO) e Airle Heringer Júnior (MA).

DIRIGENTES: titulares e suplentes do Conselho de Administração também tomaram posse na quinta-feira, completando a equipe que fica à frente do Sindag até 2025 – foto: Graziele Dietrich/C5 NewsPress

Além da eleição e posse do novo Conselho – cujo resultado foi oficializado na quinta-feira por aclamação da chapa única (que também foi formada por consenso), a assembleia do Sindag teve a prestação de contas e aprovação do relatório financeiro da entidade referente a 2022 (apresentado pelo contador Marcone Hahan de Souza). A plenária também se debruçou sobre o retrospecto das ações institucionais no último ano, apresentadas pelo diretor-executivo Gabriel Colle, pelo diretor operacional Cláudio Júnior Oliveira e pelo assessor jurídico Ricardo Vollbrecht.

Encontro de empresários
teve programação ampliada

Aproveitando a presença em Porto Alegre de associados de diversas partes do País, a programação no Swan Tower começou já na quarta-feira (24), com a participação também do Instituto Brasileiro da Aviação Agrícola (Ibravag). Assim, além do treinamento de lideranças que tradicionalmente é promovido pela Sindag para capacitar e atualizar os dirigentes da nova gestão, o dia teve uma tarde de palestras e homenagens do programa Boas Práticas Aeroagrícolas (BPA Brasil). Neste caso, com a presença dos consultores Dieison Pivotto, Gabriele Alegretti e Márcio Gonçalves – que foram homenageados no evento pelo seu trabalho no apoio ao BPA e nas mentorias oferecidas aos participantes do programa.

O momento do BPA na programação teve também as falas do presidente do Ibravag, Júlio Augusto Kämpf, e da diretora operacional do Instituto, Michele Fanezzi. Com homenagens a empresas participantes do programa e tendo ainda a palestra do economista André Diz – professor do MBA em Gestão do Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pesquisador da FGV Agro. A apresentação de diz foi, aliás, destaque do dia, com uma análise densa (em cerca de uma hora e meia de apresentação) do cenário econômico mundial e o papel do agro brasileiro no mercado internacional. Abordando ainda tendências para o mercado interno, o papel das tecnologias no campo e perspectivas que influenciam diretamente no planejamento e na gestão do setor aeroagrícolas.

A movimentação também contou com o apoio da Travicar Tecnologia Agrícola, de Porto Alegre. Parceria de longa data de diversas ações de melhoria contínua promovidas pelo Sindag, a empresa patrocinou o jantar da quarta-feira para os participantes do evento no Swan Tower. Além de ter participado de homenagens durante a programação.

wonderful comments!