5 dicas para uma abordagem assertiva por telefone
Fazer uma abordagem assertiva por telefone significa, antes de tudo, não ser ignorado pelo cliente ou não deixar que ele desligue o telefone na sua cara. Isso já aconteceu com você em algum momento?
Para que situações como essa não ocorram, preparamos 5 dicas essenciais para sua próxima abordagem por telefone. Confira!
1 – Defina o objetivo da sua ligação
O intuito é conseguir apresentar seu produto ou serviço? Agendar uma visita? Obter o contato da gerência? Solicitar um e-mail? O importante é você ter clareza de qual é seu objetivo ao fazer aquela ligação e, a partir de então, poder traçar uma estratégia e um indicador de resultado.
2 – Busque informações para conhecer o cliente
Você tem mais chance de gerar rapport quando tem um conhecimento prévio do cliente e uma noção de como abordá-lo. Por isso, informe-se sobre quem é ele, seja através de outros clientes ou pelas mídias sociais. Busque informações que possam gerar conexão e abrir portas para uma segunda conversa.
3 – Mostre confiança no tom de voz
Como o cliente não está te enxergando, você precisa transmitir confiança e segurança por meio do seu tom de voz, da firmeza, do volume, velocidade, entre outros. Fale sempre com um sorriso (pois ele faz a diferença na sua entonação) e adeque o tom da conversa conforme o perfil do cliente e o objetivo da ligação também.
4 – Seja um bom ouvinte
Assim como numa venda presencial, saber ouvir o cliente é uma premissa para toda abordagem feita por telefone. Procure entender o que o cliente procura, quais suas dúvidas ou necessidades, e ajuste sua mensagem de acordo com isso.
5 – Use uma linguagem positiva
Seja educado e se mantenha positivo ao longo da conversa, usando palavras como “perfeito”, “com certeza”, “vou ajudar você”, “ótimo”, “por favor”, “obrigado”. Antes de encerrar a ligação, revise o que foi falado e pergunte se o cliente ficou com alguma dúvida.
Colocar essas dicas em prática pode aumentar os seus resultados e deixá-lo mais confiante para suas próximas abordagens.
Na semana que vem, vamos conversar sobre a abordagem de vendas pelo WhatsApp, ferramenta cada vez mais utilizada pelos vendedores.
Tenha uma ótima semana e boas vendas!
Até breve!
Forte abraço!
Adm. Vanderlei Feldmann
Feldmann Assessoria em Gestão Comercial / Estúdio Vendas
Fone/Whats: 49 9 9813 6013
Insta: @vfeldmann – @estudio.vendas