Marketing como estratégia de negócios

Seja lá qual for o tamanho da sua empresa, se ela já existe, também existe um posicionamento da marca dessa marca (a corporativa), assim como da sua marca pessoal. E se você, pensou: “Eu não tenho um posicionamento!”, saiba que esse já é um posicionamento.

Um desafio falar de marketing de maneira estratégica para alguns mercados, de mostrar a eles que as redes sociais e a tecnologia, tão em altas nos nossos dias e negócios hoje, são só a ponta do iceberg, do que é fazer comunicação. Antes de comunicar, temos que ter clara a mensagem, um direcionamento e a cada dia viver essa entrega que promete nas comunicações da empresa (seja on ou seja off-line), senão a mensagem não convence, não trás resultados. Ela se integra a imagem e reputação de cada um de vocês, no dia a dia com o cliente, no quanto de fato se importam em resolver os problemas deles e o quanto prazeroso é fazer isso. É assim que se ganha confiança e daí você vende, ou revende, aumenta o contrato…crescem juntos, sempre em parceria.

Quando as pessoas pensam em Marketing, a maioria das pessoas já pensam logo em comunicação, publicidade, posts nas redes sociais, stories… pouco provável que pensem em eposicionamento, mas ele é muito mais do que isso, é a filosofia do seu negócio, a sua razão de existir e aquele que está com foco total no cliente e hoje da forma mais sistêmica possível.

Além de pensar em comunicação, outros (a depender da sua familiaridade e conhecimento em marketing) facilmente se pensarão em marca (brand) talvez alguns em mkt direto, canais de vendas, mkt digital, inbound mkt (mkt de atração), promoção de vendas, telemarketing… As lembranças palavras que tem haver com marketing podem ser inúmeras, mas estas são (acreditem), apenas algumas das possibilidades do marketing. Vale saber, que elas precisam ser utilizadas em conjunto umas com as outras, dentro de um plano, a depender do caso.

Hoje, nós aqui no marketing, vemos o cliente e nossa relação com eles de maneira mais profunda, o que é muito mais que segmentação com base em dados demográficos (sexo, idade, localização…) e comportamento… é bem mais sistêmico e profundo, eu citarei alguns deles um pouco mais para frente.

E é só depois disso ok por trás das cortinas, que vamos lá nos canais de comunicação oficiais da sua empresa ou suas “pessoais”, até lá, suas visitas, ligações e conversas no WhatsApp são a representação em pessoa de quem é a sua empresa, você é a imagem e reputação dela. Jeff Bezos, dono da Amazon, disse que “marca pessoal é o que falam de você quando você não está na sala.” (quem assistiu minha mentoria online com o SINDAG lembra que citei isso lá).

Qual seria o adjetivo que te dariam nas suas relações? As com seus clientes e tbm sócios, parceiros, fornecedores, colaboradores..? Esse adjetivo agrega valor ou denigre a marca da sua empresa de aviação agrícola? E o que vai fazer a respeito disso? Senão é pensado em tudo isso, é só “o exterior”, é superficial e claro a empresa pode até ficar bonita lá as suas redes sociais, mas não funciona, não trará resultado no curto ou longo prazo e… prepare o bolso, deixar bonita custa caro, seu bolso e sua empresa pagarão o preço. Cliques e curtidas para um profissional de marketing estratégico, não é resultado, exceto se for esse seu objetivo, mas ele pode compor a meta. Por outro lado, para um profissional de marketing é a venda o resultado, melhorar sua relação com seus atuais clientes (é mais barato que trazer um novo), negociar, educar… Independente de conceitos e “marketês”, importa saber que vemos o cliente de maneira mais sistêmica e profunda.

Nós hoje vivemos na era pós digital e as estratégias fortemente usadas pelo mercado e no que cientistas da área de marketing tem trabalhado, para conhecermos cada vez mais o cliente e seu comportamento são: neuromarketing, neurogestão, neurovendas… E o que os prestadores de serviço tem vendido são tecnologias e serviços em automação de marketing, inside sales (plataformas para vendas internas), também outras opções de plataformas e apps para “Make yourself” (ou faça você mesmo), dependendo do que precisa, desde para pequenos negócios com equipe de marketing e orçamentos reduzidos e empresas familiares às gigantes dos mais diferentes segmentos de mercado. Isso sem falar nos drones para fotografias e as mais criativas formas de se fazer comunicação. Temos todos esses recursos mas você ainda precisa conhecer o seu cliente.

Em breve estaremos vivendo o mundo pós pandemia (ou já estamos?). O ano de 2020 está acabando e o que você já planejou para 2021, 2022… e 2025? No meu caso, sempre indico as melhores estratégias conforme o público-alvo, problemas/dores que a empresa resolve, serviços/produtos, objetivos, metas, orçamento, equipe disponível, percentual do seu nível de envolvimento e tbm do meu. Você pode começar hoje refletindo sobre as suas marcas (a sua corporativa e tbm a pessoal), qual sua real razão de existir, qual a promessa dela para o mercado? Que nota você daria aos serviços da sua empresa hoje? Quais as suas vantagens competitivas em relação ao seu concorrente?

Eu falei muito conceitos de marketing (perdoem o marketês), marcas corporativas e pessoais e eu quis sim causar algum desconforto, incômodo, mas mais do que isso, quizz realmente trazer reflexões, trazer a vocês um pouco dessa filosofia dos negócios, a proposta de olhar para o cliente, gerar credibilidade, depois vender e crescer, você e seu cliente, juntos. Desejo a cada um de vocês bons negócios!

Dayane Silva | @dayasilvamkt