Pós-venda: Como recuperar clientes inativos?

Analisando seu cadastro de clientes, você percebe que uma parcela deles está “sem dar as caras” há muito tempo? Alguns compraram somente uma vez e desapareceram? Outros eram clientes assíduos e, de uns tempos pra cá, perdeu o contato com a sua marca?

 

É sempre bom revisitar a carteira de clientes para promover o relacionamento e gerar novas oportunidades de venda, fazendo com que o mesmo consumidor volte a negociar com você, mantendo uma frequência e periodicidade de compra.

 

Porém, se após essa análise, você constatou que pode ser tarde para recuperar alguns clientes, calma – neste artigo, vamos apresentar algumas estratégias que podem ajudá-lo a reativar os considerados “perdidos”. 

 

Por onde começar?

 

Antes de tudo, você precisa ter informações do seu cliente em mãos (e aí ressaltamos a importância de ter os cadastros sempre atualizados). Você deve entender, por exemplo, qual é o perfil de compra desse cliente, quais produtos ou serviços ele consome, quais motivos o fariam deixar de comprar, qual é a forma de pagamento preferida etc.

 

Compreendendo esse perfil, sua abordagem de reativação será mais assertiva. Você poderá pensar nos argumentos do seu contato, qual o melhor canal para conversar com o cliente, quais diferenciais poderá apresentar para chamar sua atenção, entre outras estratégias que você só vai desenvolver conhecendo muito bem com quem você está falando.

 

Como fazer uma mensagem para esses clientes?

 

Preste muita atenção ao tipo de linguagem e ao canal que será utilizado para entrar em contato. Considere o perfil do cliente para decidir o melhor formato da sua conversa.

 

Uma boa dica para a construção da sua mensagem é que ela seja personalizada com o nome do cliente, por exemplo, aproximando e despertando a atenção para as próximas linhas (ou segundos, se for um áudio).

 

Aproveite ao máximo esse minuto de atenção dele, com uma conversa simples, direta e objetiva, onde você destaque novidades e diferenciais que podem levantar a curiosidade do cliente. 

 

Oferecer descontos e ofertas exclusivas e personalizadas é uma forma de atrair o cliente e despertar o desejo de compra. Priorize os gatilhos da urgência e da escassez, ajudando-o numa rápida tomada de decisão.

 

Acima de qualquer coisa, o cliente precisa se sentir à vontade com o seu contato e perceber que você está verdadeiramente interessado em retomar a proximidade com ele.

 

Então, vamos testar essas dicas e ter mais resultado no contato com clientes inativos?

 

Faça uma semana de ótimas vendas e até a próxima!

 

Até breve!

Forte abraço!

 

Adm. Vanderlei Feldmann

Feldmann Assessoria em Gestão Comercial / Estúdio Vendas

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