13 de outubro de 2022

ÁFRICA: Brasil presente no crescimento aeroagrícola no velho continente

Conferência do setor promovida na África do Sul pela subsidiária da Air Tractor teve a participação da Zanoni Equipamentos, além de operadores e diversos fornecedores de tecnologias e serviços

Operadores aeroagrícolas, pilotos e outros profissionais do setor movimentaram a Conferência Ag Aviation África, ocorrida no final de setembro, no Bona Bona Game Lodge, entre as cidades de Klerksdorp e Wolmaransstad – cerca de 170 quilômetros a sudoeste de Johanesburgo. A promoção foi da Ag Aviation Africa (AAA), representante Air Tractor para o continente africano. O Brasil foi representado no evento pela empresa Zanoni Equipamentos (de Paranavaí/PR), que teve demonstrações de sua comporta de incêndios florestais, em voos de um Air Tractor AT-502 XP simulando combate a chamas.

A programação ocorreu nos dias 19 a 21 de setembro, iniciando com as clínicas de aviação agrícola conduzida pelos empresários Alan e Gwen Corr (Agri-Spray Consulting) e abrangendo diversas aeronaves. O evento teve ainda workshops sobre produtos, tendências e desafios do setor. Entre palestras e apresentações em estandes, marcaram presença no evento a Pratt & Whitney Canada, Ag Pilot X (GPS, fluxômetro e lightbar simplificados), Vektor Aviation (seguros), TWL Logistics, Pilot Insure (seguros), Flying Eyes (óculos para pilotos), Investec (financiamento de aeronaves), Standard Aero (manutenção), Pratt & Whitney, Air Tractor Inc, AG4 (sistemas de realidade virtual e gestão), Ag Aviation Africa e Ag Aviation Flight Academyescola de pilotos (em Air Tractor), mecânicos e pessoal de solo

BRASIL: comporta da paranaense Zanoni marcou presença no evento…

… e segue fazendo sucesso do outro lado do Atlântico (Fotos: Zanoni/divulgação)

POTENCIAL DO CONTINENTE

No caso da Zanoni, as apresentações ficaram a cargo da Dellair Aviation Services, situada na cidade de Malsmebury e que é sua representante para todo o continente africado. Conforme o coordenador de Negócios Internacionais da empresa brasileira, Lucas Zanoni, os produtos da fabricante paranaense estão tendo uma ótima procura do outro lado do Atlântico. No caso específico das comportas, além da qualidade do produto, também por uma característica do combate aéreo a incêndios lá que é semelhante à realidade brasileira.

Ou seja, com as operações a cargo de aeronaves que, fora da temporada de incêndios, atuam normalmente nas lavouras (têm configuração multimissão). Além disso, operam tanto em contratos para o governo (na proteção de reservas naturais públicas) quanto em socorro contra fogo em propriedades rurais. Aliás, situações pra as quais, desde setembro, autoridades e operadores também contam com um estudo brasileiro inédito para avaliação do desempenho contra as chamas das aeronaves agrícolas usadas em dupla função.

Já quanto às lavouras, o mercado africano também é visto com entusiasmo até pela própria Air Tractor. Isso considerando que o continente abrange 67% de toda a terra agricultável do mundo, enquanto contribui com apenas 1% da produção agrícola global. Ao passo que a marca norte-americana estima ter recém cerca de 70 aviões distribuídos entre toda a África e Oriente Médio. Isso significa também horizontes amplos para formação de pilotos, tecnologias embarcadas e estruturas de apoio.

Lembrando ainda que, em terras africanas, a aviação tem marcado cada vez mais presença no combate a gafanhotos. Especialmente na África Oriental, onde muitas vezes a própria Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (Fao) precisa contar com a ajuda de pilotos de fora do continente.

GLOBAL

A fabricante Air Tractor ainda tem nos Estados Unidos e Brasil os principais destinos de duas aeronaves, mas o crescimento global da demanda faz com que a empresa aposte em novo recorde de fabricação para este ano, com 194 aeronaves. Mais de 12% acima dos 173 aviões produzidos em 2021 pela fábrica em Olney, no estado norte-americano do Texas. Expansão que a maior fabricante mundial do setor também deve sentir no fornecimento de peças e componentes. Depois dos mais de 438 mil itens enviados para todo o mundo em 2021, o horizonte este ano é 500 mil itens este ano.

TECNOLOGIAS: evento começou com clínica de aviação e contou também com demonstrações de aeronaves e novidades em equipamentos e serviços – foto: Flightline