1 de junho de 2022

Aprosoja/MT promove treinamento gratuito para combate aéreo a incêndios

Iniciativa ocorre em parceria com os bombeiros e tem apoio do Sindag, com encontro agendado para o dia 15 de junho em Cuiabá

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja/MT) está com inscrições abertas para o Treinamento para Aviadores Agrícolas no Combate a Incêndios. O encontro será no dia 15 de junho, das 8h30 ao meio-dia e das 14 horas às 17h30, na sede da entidade, em Cuiabá. O curso é teórico, promovido em parceria com o Grupo de Aviação Bombeiro Militar do Estado (GAvBM) e tem apoio do Sindag. As vagas são limitadas.

O treinamento é gratuito e as inscrições podem ser feitas clicando AQUI

“O período de seca coincide com a época de colheita do milho. Todos os anos a Aprosoja/MT faz campanhas em parceria com o Corpo de Bombeiros abrangendo cursos, cartilhas, folders, banners e materiais para redes sociais com instruções fundamentais no combate ao incêndio”, destaca a gerente de Sustentabilidade da Aprosoja, Marlene Lima.

Já o presidente do Sindag, Thiago Magalhães Silva, lembra que os pilotos agrícolas estão tendo atuação cada vez mais destacada contra as chamas em diversas culturas agrícola e biomas espalhados pelo País. “O que leva o Sindag a apoiar cada vez mais a capacitação e aperfeiçoamento de seus profissionais nesse tipo de operação”.

Conforme levantamento feito no início deste ano pela entidade aeroagrícola, em 2021 a aviação agrícola lançou quase 20 milhões de litros de água contra focos de incêndio em todo o País. Abrangendo desde áreas agrícolas no Sudeste e Centro-Oeste até reservas naturais importantes como a Chapada dos Guimarães, Pantanal, Cerrado nordestino e outras.

O treinamento aborda desde a teoria do fogo até o sistema de comando de incidentes e as rotinas em operações aéreas no combate aos incêndios florestais – Foto: Christiano Antonucci / Secom-MT