12 de maio de 2025

Bahia recebeu o 5º Sindag DroneTech

Ação que percorre o País difundindo a tecnologia remota, sua regulação e oportunidades esteve no campus da Uneb em Juazeiro

A última quinta-feira (dia 8) teve a 5ª edição do Sindag DroneTech, no campus da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Juazeiro, no Vale do São Francisco (norte baiano). O evento foi promovido pela entidade aeroagrícola e teve o apoio da GM Drones –  associada do Sindag na cidade vizinha de Petrolina (já no Estado de Pernambuco). Além das apresentações sobre a tecnologia, sua importância e o crescimento dos drones no campo brasileiro, o encontro serviu para se alinhavar uma parceria entre a universidade e o sindicato aeroagrícola.

“Com foco em pesquisas e no aprimoramento de mão-de-obra para o setor”, explica o diretor-executivo do Sindag, Gabriel Colle. O dirigente abordou no encontro a importância das tecnologias aeroagrícolas para o País, o crescimento das frotas de aeronaves tripuladas e não tripuladas, legislação sobre o setor e as oportunidades no segmento para os futuros profissionais da área agrícola, entre outros temas. Além das ações da entidade e parceiros para desmistificar as ferramentas aeroagrícolas.

CONGRESSO CIENTÍFICO

Para a diretora do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Gertrudes Macário de Oliveira, o encontro foi um sucesso, com “conteúdo técnico de alto nível”. Ela destaca a presença tanto da diretora do campus quanto da coordenação do curso de Agronomia, além de nomes importantes da inovação e desenvolvimento de tecnologias no Vale do São Francisco.

“O saldo foi extremamente positivo, pois além de abrir as portas da Uneb para novos diálogos, avançou no alinhamento de um convênio com o Sindag e o Ibravag”, pontou Gertrudes, sobre o foco também na participação de estudantes e pesquisadores da casa no Congresso Científico da Aviação Agrícola 2025.

O professor Flavio José Vieira de Oliveira, do curso de Engenharia Agronômica, também ressaltou a importância das pontes entre as instituições. “Para agregar, discutir melhor e desenvolver a tecnologia dos drones.” Oliveira, que já participou do Congresso Científico da Aviação Agrícola em outras edições, mostrou-se empolgado também com o aspecto de difusão de tecnologias do evento. “Para produtores, estudantes e colaboradores das empresas, que perceberam a importância de participar de encontros de difusão de tecnologias.”

Comments

wonderful comments!