4 de dezembro de 2023
Boletim Extra | Taxa de Desemprego no Brasil, Uma Breve Análise Econômica Sobre sua Variação
No 3º trimestre de 2023 o número de desempregados (desocupados) caiu para 8,3 milhões de pessoas, registrado uma taxa de 7,7% neste trimestre do ano. No 2º trimestre sua taxa acusou uma variação de 8,00%, apontando 8,6 milhões de desocupados no país. A região Nordeste foi a que mais acusou um nível maior de desocupação, em torno de (10,8%), seguido do Norte (7,7%), Sudeste (7,5%), Centro-Oeste (5,5%) e Sul (4,6%).
Os motivos que podem estar contribuindo para que este percentual despenque progressivamente pode ser maiores investimentos no País, seja na bolsa de valores por meio dos mercados de capitais ou na facilitação de acesso ao crédito concedida às pessoas através de empréstimos entre os agentes superavitários e deficitários. Em relação ao segundo, é através do Sistema Especial de Liquidação e Custódia (SELIC) que os bancos comerciais e bancos múltiplos usam como referência para retornos destes empréstimos. Quanto maior a Taxa Selic, maior dificuldade nessas transações, pois os juros pagos também crescem.
A SELIC vem caindo 0,50% em cada reunião do Comitê de Política Monetária (COPOM), estando agora em 12,25%, vale ressaltar que a SELIC é usada como medida monetária para conter a inflação e os resultados atuais para o nível geral de preços do Brasil vem registrando dados favoráveis, o que tornou possível o Bacen em conjunto com o COPOM, optar pela redução desta taxa base de juros na economia. Sua queda e estimativas de se manter neste ritmo leva ao início do crescimento econômico progressivo, gerando emprego e renda para o país, possibilitando a queda no desemprego.
Sobre as negociações em bolsa, no Brasil a atual B³ (Brasil, Bolsa, Balcão), no qual é utilizada para captação de recursos financeiros de empresas para seus investimentos, seja nos setores produtivos ou mercado de capitais, através da oferta de ações e emissão de debêntures. Sendo assim as ações são uma parcela de determinada empresa negociada nessa bolsa de valores, servindo como grande meio para coleta de recursos e com baixos custos. A b³ oscila de forma desenfreada durante o dia, podendo alcançar patamares tanto favoráveis para o Brasil, como também desfavoráveis, atraindo ou repelindo investidores, sejam eles do Brasil ou de fora.
Conclui se com esta breve análise que as possibilidades do nível de desemprego no Brasil estarem em declínio, se deve ao fato do crescimento dessas negociações em bolsa, na qual fazendo uma comparação entre seus pontos no dia 02 de janeiro de 2023 a 30 de novembro, apontarem um crescimento de 19,07%. Estes fatos em conjuntos com as perspectivas que serão implementadas daqui para a frente pelo Bacen em relação na redução dos juros base do país, estimulam o aquecimento da economia doméstica, possibilitando aumento do emprego, geração de renda, fomento do Produto Interno Bruto (PIB) e valorizando o Real perante as moedas estrangeiras.
FONTE
IBGE, GOOGLEFINANÇAS

Eduardo Tenório – Bacharel em Ciências Econômicas e Assistente de Política e Economia