28 de abril de 2022

Empresa aeroagrícola atinge digitalização total

Sana Agro Aérea, de Leme/SP, oficializou hoje a migração de todos os processos comerciais, operacionais e financeiros para sistema ERP via internet, eliminando relatórios físicos e facilitando a gestão

A empresa Sana Agro Aérea com sede em Leme/SP e que completa 45 anos em 2022 – anunciou nesta quinta-feira (28) ter atingido a total digitalização dos seus processos de negócio na pulverização aeroagrícola. Apostando no sistema ERP (sigla em inglês para planejamento de recursos operacionais) da Cavok Aviação (líder no País em soluções tecnológicas para o setor), os testes da Sana foram realizados ao longo desta safra (desde dezembro de 2021), com um sistema ERP acessado diretamente pela internet (via cloud). Logo, sem a necessidade de um servidor físico instalado na empresa.

“Depois de muitas tentativas, finalmente encontramos o parceiro de tecnologia para viabilizar esse antigo desejo. O Sistema Cavok é uma ferramenta ERP que já funcionava em outras empresas da aviação civil e oficinas de manutenção. Muitas adaptações foram desenvolvidas para atender a especificidade do negócio aeroagrícola e avançaram ao longo dos últimos 15 meses, com nosso time de gestão em parceria com o desenvolvedor”, explica o diretor executivo da Sana, Bruno Vasconcelos.

De maneira geral, a digitalização significa que todos os processos de negócio (e seus respectivos registros) são iniciados, aprovados e finalizados digitalmente – seja o comercial, a operação em si, compras, financeiro e até os registros de manutenção das aeronaves. “O maior símbolo deste projeto foi o fim dos relatórios operacionais físicos, que somavam centenas de folhas de papel todos os meses”, completa Bruno Vasconcelos. 

AGILIDADE

O empresário conta que os benefícios da digitalização completa se tornaram imediatamente evidentes. “A redução do tempo de processamento dos documentos é significativa. Por exemplo, a informação de uma aplicação no campo chegava ao escritório, em média, após 10 dias da sua realização. Agora, passou a ser recebida no mesmo dia, o que possibilita maior rapidez na emissão das notas fiscais e, portanto, na melhora no prazo de recebimento dos clientes.”

O maior símbolo deste projeto foi
o fim dos relatórios operacionais físicos,
que somavam centenas de folhas
de papel todos os meses“-
Bruno Vasconcelos

Além de garantir agilidade, o sistema digital também aumentou a qualidade das informações. Afinal, muitos campos que podiam ser frequentemente não preenchidos ou preenchidos de maneira falha, passaram a ser obrigatórios no método online e, em muitos casos, limitados a uma seleção de opções pré-determinadas (em lista fechada). “Isso significa a garantia de que todos os documentos estão completos, corretos e podem ser acessados a qualquer momento e de qualquer lugar” afirma o gerente de Planejamento da Sana, Leandro Santos – que liderou o projeto.

Um dos desafios mais importantes nesse processo, segundo o diretor Bruno Vasconcelos, foi o processo de validação das assinaturas eletrônicas. Isso porque, para garantir a validade de uma assinatura digital, é importante a criação de logins e senhas individuais para aqueles que participam da elaboração do documento dentro do sistema. O relatório operacional, por exemplo, conta pelo menos com quatro participantes: piloto, técnico agrícola executor, engenheiro agrônomo e cliente.

Isso significa a garantia de que todos
os documentos estão completos, corretos
e podem ser acessados a qualquer momento
e de qualquer lugar” – Leandro Santos

O engenheiro agrônomo responsável pela operação aeroagrícola, Max Zenker Justo, sócio-diretor da Sana, conta que os registros de planejamento e execução das operações de pulverização aérea ficaram muito melhores e completos. O sistema fornece à equipe os parâmetros de aplicação contidos na bula e no receituário agronômico ao selecionar determinado produto, e, depois, reúne todos os registros de execução de maneira organizada, como mapas DGPS, croquis da área, etc. “O cliente aprova cada relatório operacional e recebe a informação organizada e de uma só vez”, completa o engenheiro.

O piloto Leonardo Ongarato, sócio de serviço da empresa, disse categoricamente que “o preenchimento dos relatórios de maneira digital é mais fácil, rápido e simples que no físico”, e diz ainda que “não tem saudades dos blocos de relatórios”, que precisavam ser preenchidos diariamente. “Hoje é aquele dia que olhamos para traz e nos perguntamos como é que conseguíamos trabalhar com toda aquela papelada”, comemora o piloto.

 

SANA: empresa completa 45 anos em 2022, agora voando também na era digital

 

FISCALIZAÇÃO

Outro fator que impulsionou a decisão da empresa de modernizar seus processos é o fato de que a própria a fiscalização sobre o setor cada vez mais está migrando para o digital, no que tange a documentação. Tanto que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) laçou, no ano passado, uma plataforma dentro do Sistema Integrado de Produtos e Estabelecimentos Agropecuários (Sipeagro) para receber virtualmente os relatórios das operações aeroagrícolas. O sistema está passando por ajustes, mas deve substituir de vez os relatórios em papel remetidos ao órgão.

 “Quem não originar seus registros no digital, terá de trabalhar duas vezes para atender esta demanda”, relata a especialista em qualidade Gabriela Silvério, que também participou do projeto na Sana e conduziu boa parte dos treinamentos para a equipe da empresa. Outra vantagem, ainda segundo a consultora, “é a facilidade de gerar uma série de relatórios do negócio, além daqueles obrigatórios, com muita rapidez e assertividade”.

“É com muito orgulho que hoje fazemos esse anúncio da nossa digitalização”, reforça, Bruno

 Vasconcelos. “Se não avançamos ainda mais na digitalização, é única e exclusivamente em virtude de algumas exigências que permanecem no meio físico, como é o caso, para a aviação agrícola, dos diários de bordo, mas que acredito com o tempo também serão digitalizados”, conclui o empresário.

DOCUMENTAÇÃO: relatórios das operações em campo também foram para o ambiente de nuvem, com assinaturas digitalizadas…

…em plataforma que não deixa passar itens esquecidos ou mal preenchidos, além de agilizar envio para o cliente

 

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