2 de dezembro de 2023
NAS ASAS DA AVIAÇÃO: Congresso Científico 2024 abre inscrições, com mais prazo e aposta em recorde
Entrevistada desde sábado foi a coordenadora do Congresso AvAg, Marília Schüller, que falou também sobre os preparativos para o encontro aeroagrícola do ano que vem
O Congresso Científico da Aviação Agrícola 2024 abre na próxima semana as inscrições para trabalhos de estudantes e pesquisadores de universidades, além de consultores técnicos de todo o País. E, como sempre, o anúncio dos vencedores ocorrerá durante o Congresso da Aviação Agrícola do Brasil (Congresso AvAg), que no ano que vem será de 20 a 22 de agosto, no Mato Grosso – no Aeroporto de Santo Antônio do Leverger, a 30 km do Centro de Cuiabá. A novidade foi destaque na entrevista da coordenadora geral do Congresso AvAg, Marília Luíze Schüller, na manhã deste sábado (dia 2), no quadro Nas Asas da Aviação Agrícola – dentro do programa Conexão Rural , comandando pelo jornalista Alex Soares.
Marília ainda confirmou a observação de Alex Soares, de que a abertura de inscrições antecipada para ainda este ano (normalmente, isso ocorria mais perto do Congresso AvAg) significaria mais tempo para os pesquisadores que ainda não têm trabalhos prontos. Ou mesmo para quem pretende iniciar agora uma pesquisa que possa ser validada até a metade de 2024. “Estamos desde já com expectativas de um novo recorde de participantes”, destacou Marília, que não adiantou o dia do anúncio (que poderá ser inclusive com uma live surpresa nas redes sociais do Sindag).
A coordenadora destacou a importância da do Congresso Científico não só na geração de conhecimento para validar ou aprimorar técnicas e tecnologias para o campo, mas também para comprovar a importância e segurança do setor. “Lembrando que estamos em plena ação de desmistificação da aviação agrícola”, pontuou, referindo-se à campanha Chega de Preconceito Contra a Aviação Agrícola.
MATO GROSSO
A entrevista no Nas Asas da Aviação Agrícola também abordou o esforço do setor aeroagrícola para se aproximar das universidades. Mais especificamente, com foco em promover o aumento de disciplinas sobre o setor nos cursos de Engenharia Agronômica e outros ligados diretamente ao campo. Neste caso, segundo Marília, tema que terá uma matéria de destaque na edição de fechamento de 2023 da revista Aviação Agrícola – que vai circular também a partir da próxima semana.
Alex Soares também perguntou a Marília sobre os preparativos para o Congresso AvAg, que ano que vem volta ao Centro-Oeste depois de 10 anos longe. Mais do que isso, volta a pegar a estrada após cinco anos – foram três edições presenciais em Sertãozinho/SP (2019, 2022 e 2023) e duas virtuais, devido às restrições da pandemia da Covid19 (2020 e 2021). “Teremos estandes internos e externos, com ar-condicionado (na parte externa, com salas climatizadas em estandes abertos), além de maior espaço para a mostra estática de aeronaves, mais minicursos (iniciativa que emplacou na edição deste ano) e muitas outras atrações”, adiantou a coordenadora, lembrando que nos próximos dias devem ser abertas também as inscrições para o evento.
Confira abaixo a íntegra da entrevista: