7 de junho de 2021

Programa de rádio aborda o papel das brigadas aéreas contra incêndios em GO

O empresário aeroagrícolas Clertan Alves de Macedo falou sobre o tema em quase meia hora de entrevista para o jornalista Divino Onaldo, na rádio Morada do Sol em Rio Verde, Goiás

O papel da brigada aérea no combate a incêndios rurais. Esse foi o tema do programa Morada no Campo na segunda-feira (7), pela rádio Morada do Sol de Rio Verde/GO. O bate-papo do jornalista Divino Onaldo foi com o empresário Clertan Alves de Macedo, da Fort Aviação Agrícola. Em quase meia hora de programa, Macedo falou sobre o trabalho realizado no município envolvendo empresas aeroagrícolas, produtores e o Sindicato Rural do Município na conscientização dos produtores e organização do trabalho ente as equipes de solo e as brigadas aéreas.

Clique AQUI para ouvir a entrevista

O empresário destacou o papel e a eficiência da aviação nesse tipo de operação e como é o trabalho para proteção das lavouras e áreas de flora e fauna nativas. Isso além do esforço de educação realizado na região para que os produtores façam o uso adequado das brigadas aéreas – entendendo sua articulação com as brigadas em solo e, principalmente, evitando chamar apoio aéreo tarde demais.

Também entrou em pauta a articulação entre as empresas de aviação agrícola e os produtores, além dos protocolos de segurança entre os pilotos que atuam localmente nesse tipo de missão. No caso de Rio Verde, pelo menos três empresas aeroagrícolas operam contra chamas no Município. A temporada de incêndios em vegetação na região vai normalmente de julho e agosto.