23 de novembro de 2024

Rotor e AgNav firmam parceria para helicóptero drone

Aparelho baseado na plataforma do Robinson 44 foi destaque no evento aeroagrícola norte-americano e

A Rotor Technologies, em Nashua, no Estado norte-americano de New Hampshire (no nordeste do país), anunciou neste mês uma parceria com a fabricante canadense de sistemas de navegação Ag-Nav – uma das maiores fornecedoras de sistemas DGPS aeroagrícolas do planeta. Isso para equipar o helicóptero/drone agrícola Sprayhawk. Trata-se de uma aeronave não-tripulada baseada no helicóptero Robinson 44 – o maior drone agrícola do mundo, segundo a empresa.

O aparelho, desenvolvido pela Rotor parceria com a Robinson Helicopter Company, foi destaque no congresso de aviação agrícola dos Estados Unidos – a Ag Aviation Expo, que terminou na última quinta-feira (21), no Texas. Com isso, a delegação brasileira no evento da também pôde conferir de perto o Sprayhawk.

O próprio diretor operacional do Sindag, Cláudio Júnior Oliveira, gravou um vídeo mostrando o equipamento – veja no final deste texto.

BRASIL

Conforme a empresa de New Hampshire, o primeiro cliente agrícola deve receber seu helicóptero não-tripulado ainda em 2024. A entrega será no centro-oeste dos EUA e o aparelho ainda está passando por testes de solo. Já o primeiro lote de drones  deve chegar aos clientes ao longo do segundo trimestre de 2025. De olho principalmente nas operações da safra de milho norte-americana.

 Além disso, segundo havia mencionado em agosto em seu site, a Rotor também já mira no mercado aeroagrícola brasileiro.

Conforme as especificações de fábrica, o Sprayhawk tem hopper de 416 litros e capacidade de cobrir 97 hectares por hora. Seu preço segundo a tabela da fábrica tabela é de US$ 1,5 milhão – US$ 990 mil para encomendas feitas antes de 15 de dezembro. Além da versão aeroagrícola, Rotor tem ainda uma versão drone de carga, o Airtruck também baseado no Robinson e com carga útil de até 500 quilos.    

 

Veja o vídeo de Oliveira mostrando SprayHawk
na AgAviation Expo, ocorrida no Texas:

 

 

Comments

wonderful comments!