16 de setembro de 2023

TV chinesa destaca ações da Cofco e aeroagrícola para proteção a abelhas em SP

Reportagem do canal CGTN, com notícias em inglês para mais de 100 países, mostro trabalho do Projeto Polinizar, da Cofco Brasil e com parceria da Imagem Aviação Agrícola

As ações do Projeto Polinizar, desenvolvido em São Paulo pela Cofco International Brasil e com participação do setor aeroagrícola, foram destaque na última quinta-feira em uma reportagem do canal de notícias chinês CGTN. Com noticiário em inglês transmitido para mais de 100 países, fora seu canal na internet,  a emissora mostrou o esforço e os resultados da iniciativa que envolve as usinas sucroalcooleiras da Cofco (que também tem sede na China), apicultores e empresas de aviação agrícola.

Entre as entrevistas da reportagem, o piloto e empresário Rodrigo Fernandes destacou a tecnologia embarcada e as ações tomadas pela empresa Imagem Aviação Agrícola (com base em Monções). Especialmente o fornecimento, pela Cofco, dos mapas digitais com informações de cada aplicação, incluindo as coordenadas das colmeias. De modo que o sistema de pulverização da aeronave (DGPS conectado ao fluxômetro e válvula by-pass) desliga automaticamente ao entrar em uma zona de segurança.  

A matéria teve a fala também do especialista em Planejamento Agrícola da Cofco em São Paulo, Matheus Tripodi. Ele explicou que o projeto abrange ainda o contato direto com os próprios apicultores próximos às lavouras de cana-de-açúcar. Isso em toda a zona em torno dos cerca de 300 mil hectares de plantações mantidas pela empresa chinesa para suas usinas em Potirendaba e Catanduva.

HISTÓRICO DE PROTEÇÃO

O Polinizar já havia sido destaque em 2018, no Business and Biodiversity Forum (Fórum de Biodiversidade e Negócios), dentro da 14ª Conferência das Partes da Convenção Sobre Diversidade Biológica (COP-14), promovida pela Organização das Nações Unidas (Onu) em El Sheikh (Egito). Na ocasião, como um case apresentado pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) do Brasil. O que foi mostrado também na edição nº 4 da revista Aviação Agrícola (páginas 12 a 17).

O rol de ações de ações de proteção a polinizadores na aviação agrícola brasileira tem ainda o case do movimento Colmeia Viva envolvendo o Grupo Tereos e a empresa Pachu Aviação Agrícola, também no interior paulista. Neste caso, com o aperfeiçoamento do APP Colmeia Viva, para a identificação e mapeamento das colmeias. Também com a qualificação dos produtores de mel e com a aproximação e a troca de informações entre as empresas e os apicultores. História que foi contada na edição do Sindag Web de maio de 2021, no canal do Sindag no YouTube clique AQUI para rever.

Nesse sentido, outra ação importante do setor aeroagrícola que demonstra a importância de entrosamento e troca de informações entre produtores, aplicadores e apicultores é a campanha AgroCooperação – uma consciência, inúmeros benefícios, no Mato Grosso do Sul. O projeto é coordenado pela Agência Estadual de Defesa Sanitária, Animal e Vegetal do Mato Grosso do Sul (Iagro) e tem a parceria do Sindag, do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav) e apoio da Associação Estadual de Engenheiros Agrônomos do MS (Aeams). Também com estratégia baseada no diálogo e abrangendo ações de defesa sanitária para agricultura, apicultura, aviação agrícola e rede de distribuição de insumos agrícolas – confira AQUI.

Comments

wonderful comments!