26 de julho de 2024

Amigos celebram nos EUA a memória de Juliana Turchetti

Encontro será neste sábado, em um restaurante no Centro Histórico de Springfield, no Estado e Illinois, com a participação do filho e de uma irmã da piloto brasileira

Amigos da brasileira Juliana Turchetti promovem neste sábado (27), nos Estados Unidos, um encontro para celebrar a memória da piloto falecida no último dia 10. O evento será no Springfield Carriage Company, um restaurante que funciona em um prédio no centro histórico de Springfield (onde ela residia), no Estado norte-americano de Illinois. O encontro foi anunciado também pela Associação Nacional de Aviação Agrícola dos Estados Unidos (NAAA) e será das 18 às 22 horas pelo fuso local – 17 às 21 pelo horário de Brasília

Considerada heroína pelas autoridades norte-americanas, Juliana morreu em um acidente durante o combate a incêndio florestal no Estado de Montana. O encontro reunirá os amigos e parentes de Juliana (o filho João Lucas, de 17 anos, e a irmã Juliana estão nos Estados Unidos). Além de reforçar a campanha de doação de fundos para o filho (que tem vaquinhas nas plataformas GoFundMe e Venmo). O dinheiro deverá ser entregue a João Lucas antes de sua volta ao Brasil.

Segundo a irmã de Juliana que ficou no Brasil, Ulli Torchetti, a família ficou sensibilizada pelas manifestações de carinho recebidas do setor aeroagrícola brasileiro. “Estamos seguindo com a força que Deus tem dado. Não é fácil, mas gente fica feliz por todo o apoio que recebemos do pessoal da aviação”.

PAIXÃO: colegas norte-americanos elogiaram o comprometimento, determinação e energia da brasileira pela profissão

HEROÍNA

A partida de Juliana causou comoção nos dois países. No Brasil, além da Nota de Pesar do Sindag destacando que Juliana atuou como uma heroína e apresentando a todos “o que o setor tem de melhor”, a própria filha do pioneiro e patrono da aviação agrícola brasileira (Clovis Gularte Candiota), Iris Helena Candiota, também se manifestou. “Com muito pesar tomei conhecimento hoje da morte da Piloto Agrícola brasileira, cumprindo missão de combate a incêndios nos Estados Unidos. Meu abraço aos familiares , companheiros e amigos”, comentou.

Nos EUA a empresa norte-americana Dauntless Air (especialista em combate aéreo a incêndios e para a qual Juliana trabalhava)  destacou seu entusiasmo pela profissão. “Não importava se a tivesse conhecido por um momento ou por uma vida inteira. Você podia sentir imediatamente sua paixão por voar; era contagiante. Sua crença na missão de proteger pessoas e comunidades era inabalável e tinha um comprometimento, determinação e energia que nos inspiraram a todos”, mencionou em suas redes.

Além disso, os governadores de Montana (onde ocorreu o acidente), Greg Gianforte, e de Idaho (que cedeu o avião ao Serviço Florestal no Estado vizinho), Brad Little, emitiram na época uma nota conjunta destacando o heroísmo da piloto brasileira.

Comments

wonderful comments!