A malária do nosso tempo

A malária do nosso tempo

A malária do nosso tempo

Saúde pública como máxima legitimidade da aviação agrícola

Por Gustavo Marón

A história aeronáutica geralmente fornece tópicos interessantes para reflexão. Estudando as primeiras operações com helicópteros agrícolas Bell 47 na Argentina, iniciadas em 1947 pela empresa TAYR (Trabajos Aéreos y Representaciones SA), descobri que em 1948 a mesma empresa foi contratada pelo Ministério da Saúde do Brasil para combater o Malária no estado de Santa Catarina. O trabalho consistiu na aplicação do inseticida Dicloro Difenil Tricloroetano (DDT), em pó ou emulsionado, em mosquitos do gênero Anopheles (subgênero Kerteszia). Provavelmente o TAYR Bell 47B-3, registrado LV-AEG, foi o primeiro helicóptero que sobrevoou o território brasileiro, desde que a Marinha do Brasil incorporou o primeiro de dois Westland Widgeon apenas em 1957, enquanto a Força Aérea Brasileira apenas incorporaria seus primeiros helicópteros (cinco Bell 47J) em 1959. A verdade é que o uso desse pequeno helicóptero permitiu eliminar 99,8% da população de mosquitos, de acordo com medições feitas antes e após o tratamento da praga. Isso foi afirmado pelo pesquisador Paulo de Tarso São Thiago em sua obra História da Malária, em Santa Catarina, publicada em 2003 pela Universidade Federal de Santa Catarina (https://core.ac.uk/download/pdf/30367004.pdf).

Mais de meio século se passou desde a conclusão das memoráveis ??campanhas aéreas contra a malária e, desde então, a aviação agrícola brasileira não alcançou um nível de aceitação social equivalente ao alcançado na luta contra esse inseto. Hoje, a aviação agrícola argentina também não tem o reconhecimento social que teve entre 1947 e 1957, período em que seus aviões lutaram (e erradicaram) as pragas de gafanhotos gigantes que antecederam sua produção de cereais. Assim, em vez de receber aplausos da comunidade por seu trabalho (que é uma garantia de produção, exportação e geração de bem-estar), os pilotos agrícolas são sistematicamente questionados hoje em ambos os países por grupos ambientais radicalizados cuja virulência e fanatismo já Já lidamos com notas anteriores.

Assim, com mais recursos e mais tecnologia do que nas décadas de 1940 ou 1950, com mais informações e capacidade operacional do que nunca, nossa comunidade do agronegócio vive atualmente em um estado contínuo de inquietação, em um permanente senso de controle, diante de uma sociedade que O melhor caso a ignora, geralmente a critica e nunca reconhece os méritos. Talvez seja a hora de construir novas pontes, talvez seja a hora de implantar ações de responsabilidade social corporativa que permitam recuperar a legitimidade perdida, atualizando o prestígio inquestionável que a atividade do agronegócio já teve.

Nesse sentido, acredito que a aviação agrícola deve produzir uma mudança copernicana em relação à saúde, para atender às necessidades de saúde da sociedade com seus meios aéreos. Na minha opinião, o inimigo de nosso tempo é o mosquito Aedes, vetor da Dengue, Zyka e Chikungunya, três doenças que poderiam ser perfeitamente erradicadas pela dispersão de inseticidas biológicos em aviões.

A dengue é uma doença infecciosa causada pelo vírus homônimo, do gênero Flavivirus, transmitida por mosquitos da espécie Aedes aegypti. A infecção causa sintomas de gripe e às vezes evolui para uma condição com risco de vida. É uma infecção generalizada que ocorre em todas as regiões do clima tropical do planeta, predominantemente nas áreas urbanas, a ponto de mais da metade da população mundial estar em risco de contrair dengue. O número de casos aumentou dramaticamente desde a década de 1960, com 50 a 528 milhões de pessoas infectadas anualmente em 110 países.

O zika também é um vírus do gênero Flavivirus e também é transmitido pela picada de mosquitos Aedes aegypti. Nos seres humanos, produz febre ou doença conhecida desde a década de 1950. O vírus começou na área tropical da Ásia e da África e em 2014 se espalhou pelo Oceano Pacífico até a Polinésia Francesa, chegando em 2015 e 2016 América Central, Caribe e América do Sul. A doença está relacionada a doenças semelhantes, como febre amarela e febre do Nilo Ocidental, que também são causadas por outros flavivírus transmitidos por mosquitos. A medicina está estudando a relação entre o zika e a microcefalia em recém-nascidos de mães infectadas.

Chikungunya é uma doença febril causada por um vírus do tipo Alphavirus transmitido pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. A doença passa por uma fase febril aguda que dura de dois a cinco dias, seguida de um período de dor nas articulações dos membros, que pode persistir por semanas, meses ou anos. Até o momento, não há tratamento específico, embora existam medicamentos para reduzir os sintomas.

A única maneira de prevenir e controlar as três doenças mencionadas é combater o inseto vetor, ou seja, o mosquito Aedes. Sem mosquitos, a cadeia de infecção é cortada e o vírus não atinge o corpo humano que pode acomodá-lo.

O Estado brasileiro (como a Argentina) gastou milhões de dólares em campanhas publicitárias destinadas a conscientizar a população com medidas preventivas destinadas a privar mosquitos de reservatórios de água onde depositam seus ovos e larvas. No entanto, tudo foi inútil porque o mosquito não só gera em ambientes domésticos, mas nas propriedades circundantes, sejam rurais ou urbanas. Consequentemente, o inseto continua a se reproduzir e se espalhar em nossa vasta geografia, aproveitando os nichos ecológicos que representam lagoas, zonas úmidas e vários espelhos d’água naturais e artificiais.

A única maneira de conter a pandemia é erradicar o mosquito, e a única maneira de conseguir a erradicação é através de uma campanha sistemática de aplicação aérea de inseticidas biológicos, que ocorre simultaneamente em todas as províncias afetadas. A aplicação aérea garante uma taxa de dispersão uniforme e um alto impacto na população de insetos, principalmente quando a luta ocorre sistemática e simultaneamente em vários locais. Apenas dez aviões de duas empresas fundidas no SINDAG seriam suficientes para que as principais cidades do Brasil e seus arredores fossem completamente cobertas contra o mosquito transmissor do zika, dengue e chikungunya.

Para melhor, a luta contra o mosquito pode ser realizada com produtos ecológicos. A erradicação do Aedes não requer a dispersão de inseticidas de síntese química, capazes de gerar resistência no inseto ou até de danos ambientais, mas de um inseticida ecológico ou natural como o Bacillus thuringiensis, bactéria Gram-positiva que habita o solo e que comumente usado como uma alternativa biológica ao pesticida químico. Bacillus thuringiensis aparece naturalmente no intestino de lagartas de diferentes tipos de mariposas e borboletas, bem como em superfícies de plantas mal iluminadas. Durante a esporulação, muitas cepas de Bacillus thuringiensis produzem endotoxinas que possuem propriedades inseticidas.

Por esse motivo, desde 1920, esporos e cristais de proteínas produzidos por Bacillus thuringiensis têm sido utilizados como inseticidas naturais no controle de pragas. Atualmente, o bacilo é comercializado sob os nomes Bioster, Dipel e Thuricide, apenas para mencionar as marcas mais conhecidas. Esses pesticidas são considerados ecologicamente corretos, pois seus efeitos sobre os seres humanos, a vida selvagem e os insetos polinizadores são mínimos ou praticamente nulos. Quando os mosquitos Aedes ingerem os cristais de proteína do bacilo, o pH alcalino do trato digestivo ativa uma toxina que é inserida no epitélio intestinal, causando a ruptura da membrana celular e a morte.

Imagine o leitor em que pódio de glória estaria localizado a Aviação Agrícola Brasileira se, graças a suas aeronaves, a população de mosquitos transmissores de Dengue, Zika e Chikungunya fosse substancialmente reduzida ou completamente erradicada por meio de campanhas sucessivas, sistemáticas e bem-sucedidas sustentado. Seria uma enorme contribuição para a saúde pública, uma contribuição substancial para o bem-estar geral e uma capitalização para todas as atividades do agronegócio.

 

 

Historiador aeronáutico. Advogado representante da Federação Argentina de Câmaras Agrícolas (FEARCA).