ACIDENTES AÉREOS COM LINHAS DE TRANSMISSÕES

ACIDENTES AÉREOS COM LINHAS DE TRANSMISSÕES

COMO ASSOCIAÇÕES INTERNACIONAIS  DE SEGURANÇA DE VÕO PREVINEM E TRATAM O ASSUNTO

Colegas comandantes da Aviação Agrícola ,aviação civil , como comumente ,venho tratar deste assunto , que , infelizmente , prosseguem e trazem, sem que tenhamos , soluções efetivas. Para tal , temos algumas “Palestras de Segurança Para Aviações : Agrícolas , Civivs , Rotativas e para Polícia Militar.

Nesta matéria , venho trazer uma Matéria montada por órgãos de Segurança de Voo Internacionais como :

  • AOPA Air Safety Foundation
  • Federal Aviation Administration
  • Helicópter Association Internacional
  • Utilities/Aviation Specialists Inc

Tal Matéria (https://www.youtube.com/watch?v=3x9Sk-SE8-E) conta com ilustres pessoas , com cargos , responsabilidades, de notoriedade, das empresas acima . Todas,apresentam colocações , versões, experiências , processos , são em sua maioria dos Estados Unidos da América , assim como Canadá, onde temos , um dos maiores tráfegos de Aviação, civis .São : Presidentes , Gerentes Executivos de empresas aéreas , Pilotos , Ger Segurança Operacional.

Embora a área de atuação e  experiência predominante , são de Aeronaves Rotativas, o Ambiente é idêntico as  em que se apresentam para toda Aviação Agrícola , isto é , inseridas no ambiente , sempre próximas, com altíssimo nível de risco. Como do acidente da foto.

Principais colocações por todos Especialistas :

  • Invisibilidade das fiações
  • Pegar Pilotos desprevenidos
  • 60% dos acidentes com Linhas de Transmissões , são fatais
  • Bastam mais que , alguns segundos para se

chocar com fiação de Linhas de Transmissões

  • O Crescente Numero de Linhas de Transmissões ( como no Brasil)
  • Maturidade e experiência do Piloto não implica em mais ou menos acidentes.
  • Pilotos Experientes também , com milhares de horas ,com idade acima dos 45 anos ,também sofrem acidentes com Linhas de Transmissões

Principais Propostas :

  • O mapeamento das Linhas diante do enorme crescimento das construções de novas Linhas/Torres
  • Sempre pesquisar e atualizar dados de obstáculos nas áreas de operação, mesmo havendo operado nestas
  • Treinamentos para pilotos , são necessários .
  • Treinamentos com 6 meses de instruções
  • Acionar Gestão para participar e focar medidas para prevenções
  • Toda tripulação necessita de treinamentos
  • Inclusive para Aviações como Bombeiros, Polícia e Aviação Agrícola
  • Visibilidades para AviaçãoFoto demonstrando o quanto é  prejudicada avistar cabos/fios. Esta primeira trata-se de Rodovia ,uma das principais da Grande São Paulo, cuja qual pode ser empregada como corredor VFR , de aeronaves oriundas de Campinas e região,com teto baixo , facilmente se chocar com cerca de mais de 50 cabos/fios de Linhas de Transmissões ali existentes com tensões entre 88 a 230.000 volts. Destacando que , todas Rodovias que adentram esta metrópole , todas elas possuem cruzamentos em idênticas condições de risco com acidentes com Linhas de Transmissões.
  • Acidentes de Aviação com Linhas de TransmissõesCom certeza , foi a falta de visibilidade que ocasionou tal situação .Mesmo após se envolver em situação como da foto na lateral, nada ocorreu , por grande sorte , pois :

    – Caso a mesma se inclinasse ,pelo vento , ou , na tentativa do piloto sair da cabina, poderia ocorrer um curto entre as fases da Linha, explosões para todos na aeronave

    – Com a ligada , ou não ( o que pode ter ocorrido), ao sair , piloto tomaria pequenas descargas muito desconfortáveis , odendo levar a “sustos” e  de a cair ao solo.

Tempo prejudicado   

Se, com bom tempo temos problemas de visibilidade , na ocorrência de chuviscos, a visibilidade , fica ainda mais prejudicada , ficando o piloto com nenhuma possibilidade de avistas cabos/fiação das Linhas de Transmissões, restando ,”deduzir” possíveis traçados , ao avistar , ao menos 2 das torres da Linha de Transmissão , incorrendo em outros riscos, caso , haja cruzamentos superiores, e caso , na pior condição , se não avistar as torres destes cabos/fiação , superiores.

Conclusões

  • Como o pessoal destas renomadas Instituições apontam , é urgente , um treinamento adequado
  • Para todas aviações como : Civis , Agrícolas, Bombeiros, Polícia
  • Mapeamento em Cartas de Aviação , com atualizações mais constantes , diante do avanço das novas construções de Linhas de Transmissões pelo Brasil
  • Pilotos das aviações acima , receberem treinamentos em média de 6 meses , conforme USA – CANADÁ.
  • Segundo “nossa experiência” em Inspeção Aérea por mais de 35 anos , é fundamental que , Todo Pessoal de Aviação, Pilotos , Tripulantes, inclusive Gestão de Segurança , receber treinamentos , com pessoal de Energéticas , como no caso , da “segunda” foto, onde aeronave se enroscou em fiação/cabo de Linha de Transmissão , assim como, “ambiente de operação” das Linhas como : existência de religamentos das Linhas, Distâncias de Segurança , conforme a Tensão , reconhecer estas Linhas, condições de urgência, de emergência, -procedimentos que podem evitar colisões , acidentes fatais.

Link da Matéria –AOPA – USA – CANADÁ (https://www.youtube.com/watch?v=3x9Sk-SE8-E)

Palestras de Segurança para Aviações : Agrícolas, Civis , Rotativas, Polícia , junto Linhas de Transmissões

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Ricardo Guerra : 

  • 35 anos de Empresas de Energia e Inspeção Aérea
  • Piloto Comercial de Helicóptero
  • Supervisor de Construção e Manutenção de Linhas de Transmissões
  • Palestrante de Segurança para Empresas de Energia e Aviações
  • Professor de Curso de Extensão Universitária – UNIP

ricardosmart@uol.com.br