Como não errar na escolha do seu próximo fornecedor tecnológico
Como não errar na escolha do seu próximo fornecedor tecnológico
A inserção de uma nova tecnologia em uma empresa é um processo
complexo e que deve ser bem estruturado. Se por um lado entende-se que a
modernização é algo necessário para alcançar maiores resultados, por outro, a
escolha errada de um fornecedor ou de uma tecnologia pode ocasionar em grandes
perdas de investimento e de tempo.
O mercado atual, extremamente competitivo, leva a uma corrida de empresas
e fornecedores pela fidelização de seus clientes, oferecendo muitas vezes preços
abaixo do mercado. Nesta competição, muitos deixam de lado a qualidade e o
atendimento às reais necessidades do cliente.
Nesse cenário, o fornecedor deve ser mais do que um prestador de serviço, é
importante que ele seja um parceiro do cliente. Mas como identificar as melhores
opções em tecnologia para o seu negócio? Listamos abaixo alguns fatores que
devem ser avaliados na hora de escolher um novo parceiro tecnológico:
Capacidade técnica
É importante que seu próximo parceiro de tecnologia conheça seu negócio e
entenda suas dores e necessidades. Ele precisa entregar o que foi prometido e de
tempos em tempos, oferecer atualizações e ferramentas que vão impactar
positivamente sua equipe. Verifique também qual a missão, visão e valores da
empresa, eles devem estar alinhados com os seus. Isso é extremamente
necessário quando se quer construir parcerias de longo prazo.
Confiança
Conversar com outras pessoas do setor que adotaram a tecnologia pode ser um
ponto muito positivo para a tomada de decisão. A reputação da empresa no
mercado diz muito sobre suas entregas, que devem ser consistentes em todos os
momentos. Verifique também site, redes sociais e avaliações online.
Suporte
Não basta inserir um sistema tecnológico de última geração se na primeira falha ou
dúvida da sua equipe você não tiver a quem recorrer. O sucesso de uma tecnologia
está ligado a sua usabilidade e por isso é de extrema importância que seu parceiro
tecnológico forneça um excelente serviço pós-venda. A equipe de pós-venda irá
auxiliar com suporte técnico, reposição de peças e garantir que todas as
funcionalidades do novo produto estão sendo usadas da sua melhor forma.
Treinamento
A modernização ou mesmo a mudança de um sistema para outro mais complexo
em uma empresa pode gerar ineficiência momentânea na equipe. Em alguns casos,
colaboradores que sempre realizaram trabalhos manuais passam a atuar com
softwares e ferramentas mecanizadas. Para este momento de adaptação é
fundamental que o parceiro tecnológico forneça o treinamento para os
colaboradores, o que facilita a assimilação com o produto e gera melhores e mais
resultados.