A importância da AVIAÇÃO AGRÍCOLA na contenção da pandemia Coronavírus (COVID19) e na produção de alimentos

Nesta manhã de domingo (22.03.2020), fui motivado a pensar e escrever sobre a responsabilidade gigantesca do setor aeroagrícola, frente a esta pandemia #Coronavírus ( #COVID19 ). Aliás, muitas demandas são levantadas nestes períodos de anomalias. Trago aqui, minha manifestação pessoal como colunista do maior portal de aviação agrícola do Brasil.

O que vejo é que o trabalho da aviação agrícola passou da perspectiva produtividade ou retorno financeiro. Em meio a esta pandemia, se destacou ainda mais a sua responsabilidade humanitária, sendo fundamental para o mundo, no controle da proliferação do Corona Vírus, o COVID19 e na produção de alimentos para as pessoas, mesmo as isoladas, provendo nutrientes fundamentais para defesa do organismo.

Nas questões do trabalho diário das empresas de aviação agrícola, a atividade se mostra extremamente segura no controle da proliferação do vírus entre seus profissionais, visto que o piloto agrícola trabalha sozinho na maior parte do tempo. Poucas pessoas são envolvidas na operação tendo por legislação a obrigatoriedade do envolvimento somente do engenheiro agrônomo para analisar as condições climáticas, o técnico agrícola executor e o piloto agrícola.

A segurança dos profissionais envolvidos, por legislação, já é o cotidiano das empresas, onde todos utilizam os EPIs, que incluem máscara, luva, macacão e outros equipamentos.

Com esta pandemia, o que realmente fica claro é que a aviação agrícola é indispensável, pois atualmente, atende mais de 15 tipos de culturas no Brasil e desta forma, a parada do setor poderia causar um problema ainda mais grave saúde, no controle da pandemia e na falta de alimento para as pessoas. Continue lendo o artigo que tudo ficará mais claro.

Você sabia que aplicação aérea de defensivos é FUNDAMENTAL para a proteção da nossa produção de cana-de-açúcar em todo o Brasil, justamente por ser uma cultura alta e fechada?

A cana-de-açúcar gera o álcool anidro, que é matéria-prima fundamental para ÁLCOOL GEL usado para limpeza das mãos, é também utilizado em REMÉDIOS e VACINAS, nos produtos de LIMPEZA, que usamos para HIGIENIZAÇÃO dos hospitais, estabelecimentos comerciais e casas, além de ser usado na fabricação de tintas, solventes e aerossóis.

É combustível para veículos e um componente importante na mistura à gasolina e ao diesel, que abastecem os caminhões que transportam todas as nossas necessidades em momentos como este. É utilizado na produção de bebidas, alimentos, cosméticos e aromatizantes.

Sem a aplicação aérea não teríamos a cana-de-açúcar, que gera o álcool e certamente sem ele, teríamos um problema muito mais grave na saúde.

Sem aplicação aérea não teríamos a laranja ou a banana, que são nutrientes fundamentais para o nosso organismo se proteger de bactérias e vírus espalhados pelo mundo.

A aviação agrícola semeia e protege nossas lavouras de milho e trigo que são matérias-primas fundamentais para o pão, a massa com molho, o bolo, o doce, está no nosso almoço, está no talco do seu bebê, está na ração e na pastagem dos animais, que nos oferecem a carne e o leite, que bebemos todas as manhãs.

A aviação agrícola SEMEIA e protege nossa lavoura de arroz e feijão, que está no bolinho de arroz, está na panela para ser cozido e se tornou um dos principais alimentos na mesa do brasileiro, desde o pobre ao rico. Sem a aplicação aérea nem mesmo o cafezinho teríamos suficiente no Brasil para bebermos nas manhãs ou após a refeição ou mesmo para aliviar nossa mente.

Mesmo sabendo que do ponto de vista jurídico, o inciso XVI, do parágrafo 1º., do art. 3º., do Decreto 10282/2020, que expressamente prevê como essencial a prevenção, controle e erradicação de pragas dos vegetais e de doença dos animais, tornando a continuidade da aviação agrícola garantida pela legislação em meio a esta pandemia, o trabalho do aplicador aérea passou da perspectiva produtividade ou retorno financeiro para FUNDAMENTALMENTE, uma questão de HUMANIDADE.

Obrigado profissionais da aviação agrícola que não podem ficar em casa muitas vezes, correndo riscos, mas atendendo uma demanda, hoje, fortemente humanitária. Seu trabalho é fundamental pra todos nós.