Datas comemorativas: clichê ou oportunidade?
É comum vermos a movimentação do comércio às vésperas das principais datas comemorativas do ano, ainda mais quando se trata de Natal e Ano Novo: “tá” todo
mundo querendo o seu décimo terceiro! Entretanto, por mais que algumas áreas,
como a Aviação Agrícola, sigam um calendário de temporadas ou safras e não
dependam dessas datas específicas para “vender mais”, elas podem ser excelentes
oportunidades para campanhas, inclusive internas, sempre focando no principal
motivo pelo qual, inclusive, o marketing existe: agregar valor à marca.
Uma empresa existe para atender a uma necessidade de mercado e isso é fato,
é básico, e é natural que as “cabeças” à frente dela estejam sempre pensando em
crescimento. Entretanto, entendemos também que ficamos empacados sem
investimento, e não há nada nesse sentido que gere mais valor de marca do que a
fidelização dos nossos clientes, tanto internos quanto externos (entende-se como
“cliente externo” aquele que adquire os produtos e serviços que oferecemos, que é
quem chamamos mesmo de “cliente” no dia-a-dia, e “cliente interno” é o nosso
colaborador).
Viemos de gerações que criaram modelos de gestão verticais: aqueles em que,
hierarquicamente, o indivíduo assume um determinado cargo na empresa e
simplesmente obedece quem está “acima” e manda e desmanda em quem está
“abaixo”. Não existe conversa, opinião, sugestão e em nada participa aquele que está
no “chão de fábrica”. Apenas abaixa a cabeça, aceita e pronto, e muitas empresas
continuam funcionando ainda nesse formato até hoje.
Entretanto, com o passar do tempo, estudos cada vez mais aprofundados,
originados na área da psicologia, passam a conhecer melhor o ser humano, o seu
comportamento, criando novas técnicas de gestão que beneficiam tanto o empresário,
quanto o cliente interno. A partir daí, surgem os modelos de gestão horizontais, onde
todos que fazem parte do corpo de colaboradores da empresa podem, por exemplo,
participar de um “brainstorm” (uma técnica que incentiva um “temporal de ideias” em
que cada um expõe o que vem à cabeça diante de um assunto proposto, no intuito de
promover melhorias), o que vai fazer com que os participantes se sintam ainda mais
importantes dentro do negócio e a empresa saia ganhando com uma colaboração
preciosíssima em questão de material humano. Ou seja, não basta apenas buscarmos
os melhores profissionais para trabalhar conosco, mas valorizá-los da forma mais
“tangível” possível é fundamental para uma relação saudável. Afinal de contas, não
podemos esquecer que cada um tem uma história e, junto dela, vêm experiências e
toda uma bagagem que pode ser convertida em avanços positivamente significativos,
que vão além do conhecimento obtido através dos estudos, por mais complexos e
completos que sejam eles.
Diante de tudo isso, que tal aproveitar as datas comemorativas, principalmente
as mais específicas e com mais relevância para os profissionais do setor em que a sua
empresa faz parte, como um gatilho de motivação e demonstração de valor aos seus
clientes? Se considerarmos que a venda por si só de um produto ou serviço nunca terá
o mesmo peso que a fidelização e a construção de uma carteira de clientes sólida (e
aqui eu falo de ambos os tipos de cliente), por que não aproveitarmos essas
oportunidades para vender, de forma mais clara e expressiva, os nossos valores,
princípios e tudo aquilo que nos move e que não pode ser significado em cifras?
Parabéns a todos os envolvidos na execução, no desenvolvimento e no
crescimento da Aviação Agrícola do Brasil em mais um de seus aniversários!
Junior Dagostim
Publicitário atuante nas áreas de Fotografia, Produção Audiovisual e Webdesign
juniordagostim.com.br