Criatividade x Inovação: Dois conceitos que precisam andar juntos em sua empresa

Durante todo o mês de julho, compartilhamos, por aqui, conteúdos que abordaram o tema inovação. Em agosto, daremos sequência falando sobre criatividade!

Você pode estar pensando que ser criativo é algo para quem trabalha em áreas como design ou publicidade.

Se sim, você está enganado! A criatividade é uma habilidade necessária a qualquer profissional.

Por isso, ao longo das próximas semanas, vamos trazer mais informações sobre:

– Bloqueios criativos;

– Os mitos em torno da criatividade;

– Dicas para estimular essa habilidade;

– Como utilizar a criatividade na resolução de problemas.

Para começar, vamos esclarecer a diferença entre criatividade e inovação, dois conceitos que geram dúvida e são, por vezes, confundidos.

Acompanhe nosso post e descubra!

Você sabe qual é a diferença entre criatividade e inovação?

O economista, escritor e professor de administração em Harward, Theodore Levitt (1925-2006), definiu essa resposta em uma frase: “A criatividade é pensar coisas novas. A inovação é fazer coisas novas”.

Ou seja, a principal diferença entre os dois conceitos está ligada ao foco de cada um deles: enquanto a criatividade está mais relacionada a um potencial da nossa mente, a inovação está voltada à ação.

É por meio da criatividade que nosso cérebro concebe ideias e forma pensamentos que costumam fugir de padrões. Quando inovamos, colocamos em prática esse pensamento criativo, gerando novas soluções, isto é, gerando um valor mensurável no mercado.

Cabe ressaltar que o uso da criatividade não se restringe a um setor específico, mas é premissa para qualquer profissional, já que as ideias criativas são essenciais na resolução de problemas e no desenvolvimento de novas soluções, por exemplo.

Por que a criatividade e a inovação precisam andar juntas?

Como mencionamos acima, criatividade e inovação se complementam. Uma coisa leva à outra e, quando juntas, produzem resultados positivos.

Pode ser que você não veja nitidamente, mas todo ambiente, seja sua casa ou seu local de trabalho, tem espaço para ideias criativas e inovadoras.

Além disso, tanto a criatividade quanto a inovação são muito valorizadas pelas empresas, pois um profissional com essas habilidades consegue ter um olhar diferenciado sobre o negócio e agregar valor à organização.

Geralmente, são pessoas com mente aberta e bem desenvolvida, que prestam atenção aos detalhes e têm visão de futuro. Dessa forma, são muito visadas pelas empresas, por ajudarem a impulsionar a inovação.

E você, se considera um profissional criativo ou acredita que precisa desbloquear e desenvolver essa habilidade?

Até breve!

Forte abraço!