Você se considera uma pessoa criativa?
Você se considera uma pessoa criativa? Entenda os fatores que podem bloquear sua criatividade
Provavelmente, a minoria que estiver lendo este material responderá à pergunta acima de maneira positiva.
Isso é totalmente compreensível, afinal de contas, ainda existem muitos mitos em torno da criatividade (e falaremos mais sobre eles na próxima semana).
Fato é que o pensamento criativo é uma habilidade inata em cada um de nós. Ocorre que, assim como qualquer outra, essa habilidade precisa ser estimulada e desbloqueada para atingir seu máximo potencial.
Quando deixamos de ser criativos?
Aos cinco anos, estamos no auge da nossa criatividade e usamos a curiosidade para fazer descobertas e desenvolver novas soluções, mesmo em uma simples brincadeira.
Na medida em que crescemos, parece que nosso senso criativo vai se perdendo, tanto que, de acordo com um estudo da Nasa, somente 2% das pessoas adultas demonstram criatividade.
Se você se identifica com esse grande grupo, que tal aprender algumas técnicas para desbloquear e aguçar essa habilidade?
Quais fatores bloqueiam nossa criatividade?
O jeito mais fácil de combater o bloqueio de criatividade é conhecer quais fatores contribuem para ele e, posteriormente, saber como evitá-los.
Confira, abaixo, os principais bloqueios e veja com quais deles você se identifica!
1 – Autocobrança
Se você tem o costume de se cobrar muito, saiba que isso pode bloquear sua criatividade. Geralmente, a exigência que nos impomos é ainda mais pesada que a pressão externa, seja dos clientes, dos chefes, do mercado ou dos prazos. Quando perceber que está nessa situação, lembre-se: para que novas ideias fluam, é fundamental que você esteja mais leve e aberto a novas possibilidades.
2 – Medo de falhar
Por vezes, deixamos de colocar em prática uma ideia ou até mesmo um sonho de vida por medo de fracassar. Um pouco de medo sempre vai existir, é normal. Porém, não deixe que ele te paralise. Sempre que se sentir inseguro e achar que não vai conseguir o que deseja, mude a estratégia e crie coragem para realizar. Só assim você saberá os resultados da sua ação e, se necessário, poderá aprimorá-la até dar certo.
3 – Excesso de foco
Tem dias que não adianta: você pode passar o tempo inteiro focado em resolver um problema e parece que a solução não aparece. Então, relaxe. Saia para tomar um ar, beba água, faça um alongamento ou se distraia com outra atividade. Ao retornar, possivelmente a resposta para sua inquietude chegará facilmente e com naturalidade.
4 – Busca pela lógica, padrões e objetividade
Não conseguimos pensar e agir de maneira criativa se estamos preocupados em seguir uma lógica ou sermos muito objetivos. É importante, também, não estarmos apegados a normas e padrões tradicionais, muito enraizados em nossa mente. Para construirmos ideias originais, diferenciadas e criativas, precisamos desapegar desses conceitos e deixar o pensamento livre para criar.
5 – Acomodação e falta de disciplina
As ideias criativas podem até aparecer de uma hora para outra, desde que, antes, você tenha treinado muito seu cérebro para isso. É preciso muito trabalho, um esforço contínuo e consciente, para despertar o surgimento de novas ideias. Se você não tiver disciplina, não terá constância em suas ações e pode se sentir desmotivado por não enxergar resultados imediatos.
Depois disso, ficou mais claro quais são seus bloqueios criativos?
Todos nós temos bloqueios, mas o bacana é tomarmos consciência deles para podermos diminuir sua influência em nossa vida.
Aproveite os próximos dias para se observar e entender melhor como os bloqueios estão presentes no seu cotidiano.
Até breve!
Forte abraço!
Adm. Vanderlei Feldmann
Feldmann Assessoria em Gestão Comercial / Estúdio Vendas
Fone/Whats: 49 9 9813 6013
Insta: @vfeldmann – @estudio.vendas