10 atitudes que afetam a produtividade no trabalho
No texto da última semana, destacamos qual é a importância de manter a produtividade no trabalho. Agora, nosso objetivo é esclarecer sobre as atitudes que interferem na produtividade e prejudicam nossos resultados.
Entendemos que ser produtivo é conseguir fazer mais coisas em menos tempo, utilizando menos recursos, sem perder a qualidade. Porém, nem sempre é fácil manter uma constância de trabalho ao longo do dia, da semana ou do mês.
O que podemos fazer então? Antes de tudo, é importante reconhecer quais são essas atitudes prejudiciais ao nosso desempenho, para tentar evitá-las ou contorná-las.
Vamos saber mais sobre elas?
1 – Não dormir o suficiente
Dormir mal pode deixar você desmotivado e desfocado ao longo do dia, desviando sua atenção do que precisa ser feito.
2 – Estar infeliz no trabalho
Quando suas emoções são negativas, você perde o entusiasmo para desempenhar suas tarefas e a qualidade do seu trabalho será prejudicada.
3 – Não fazer exercícios
Manter uma rotina de exercícios diários contribui para que você esteja mais disposto, otimista e focado em suas atividades.
4 – Desperdiçar tempo e energia
Analise se você está perdendo tempo e energia em tarefas que não trazem resultado e prejudicam a realização do que é prioritário em sua rotina de trabalho.
5 – Ser perfeccionista
Essa atitude pode afetar negativamente sua produtividade, roubando tempo ou fazendo com que você não consiga cumprir suas tarefas no prazo.
6 – Não conseguir tomar uma decisão
Se você tem dificuldade para tomar decisões, provavelmente perde boa parte da sua energia tentando resolver algo, sem sucesso.
7 – Desempenhar muitas tarefas ao mesmo tempo
Por mais que isso pareça ser produtivo, na verdade, não é. O ideal é dar um foco individual para as tarefas, garantindo que cada uma seja bem feita.
8 – Se distrair com facilidade
Ficar checando o celular a cada pouco, ter uma mesa desorganizada, sair volta e meia para tomar um café… Esses são exemplos de como você pode se distrair no trabalho.
9 – Não fazer pausas
Os intervalos são importantes para recarregar as energias, evitar o cansaço mental e ter mais disposição durante o expediente.
10 – Não haver integração na equipe
Para que as pessoas se mantenham produtivas, é importante que haja uma comunicação entre as equipes, que as informações sejam claras, as tarefas estejam bem distribuídas e cada um saiba seu papel.
Entender os fatores que interferem na produtividade do seu negócio é fundamental para melhorar a eficiência da equipe e aperfeiçoar os processos. Assim, a empresa poderá lidar melhor com os desafios e se manter competitiva no mercado.
Se você gostou deste artigo, deixe seu recado e compartilhe com outras pessoas!
Até breve!
Forte abraço!
Adm. Vanderlei Feldmann
Feldmann Assessoria em Gestão Comercial / Estúdio Vendas
Fone/Whats: 49 9 9813 6013
Insta: @vfeldmann – @estudio.vendas