Planejamento de vendas externas: confira nossas dicas
Ao longo do mês de janeiro, conversamos sobre a estruturação do planejamento de vendas. Para finalizar, abordaremos, mais especificamente, as vendas externas, que possuem algumas peculiaridades a serem consideradas.
Definir os objetivos, as metas de vendas, as rotas de visitas, os territórios a serem explorados, as estratégias, tudo isso deve fazer parte de um plano de ação consistente, que direcione a equipe durante o ano.
Confira nossas dicas!
1 – Deixe a equipe com os objetivos alinhados
Antes de irem a campo, os vendedores precisam ser bem orientados e estar alinhados com os objetivos da empresa, sua missão, visão e valores. Dessa forma, poderão agir de forma mais assertiva, tendo clareza do que a empresa espera e acredita.
2 – Estabeleça desafios individuais e coletivos
Além de cada vendedor ter suas metas, é importante definir quais serão as metas do time, estimulando o engajamento de todos. As metas podem considerar, por exemplo: aumento do número de novos clientes, aumento do tíquete médio, número de ligações diárias, crescimento da receita etc.
3 – Considere o perfil de cada vendedor
Ao estabelecer as metas, considere o perfil de cada vendedor e de que forma cada um pode contribuir, valorizando e explorando talentos individuais. Com isso é possível, também, direcionar melhor o cliente que cada um vai atender. Entretanto, seja justo nessa distribuição de metas e tarefas, sem prejudicar ou sobrecarregar um ou outro profissional.
4 – Invista na divulgação do seu produto ou serviço
É fundamental que a equipe comercial tenha disponíveis materiais de apoio e divulgação da empresa, sejam materiais impressos ou apresentações e conteúdos digitalizados. Considere quais ferramentas são as mais adequadas conforme o perfil do público e tenha o máximo de informação para acesso dos vendedores e clientes.
5 – Capacite a equipe continuamente
Os vendedores precisam estar em constante aprimoramento para serem competitivos e atenderem às demandas do mercado. Por isso, cabe desenvolver um cronograma de treinamentos e incentivar a capacitação contínua de toda a equipe.
6 – Use indicadores e monitore os resultados
Estabeleça indicadores para determinar se a equipe está andando no caminho certo e está atingindo as metas. Ter os números em mãos é essencial para fazer análises, repensar estratégias e até mudar a rota, se necessário. O importante é que todos estejam agindo na mesma direção e conquistando o que foi planejado.
Com essas dicas, esperamos que o seu planejamento de vendas externas seja construído com muito mais consistência e assertividade.
Um abraço e até a próxima semana.
Até breve!
Forte abraço!
Adm. Vanderlei Feldmann
Feldmann Assessoria em Gestão Comercial / Estúdio Vendas
Fone/Whats: 49 9 9813 6013
Insta: @vfeldmann – @estudio.vendas