Planejamento de vendas externas: confira nossas dicas

Ao longo do mês de janeiro, conversamos sobre a estruturação do planejamento de vendas. Para finalizar, abordaremos, mais especificamente, as vendas externas, que possuem algumas peculiaridades a serem consideradas.

 

Definir os objetivos, as metas de vendas, as rotas de visitas, os territórios a serem explorados, as estratégias, tudo isso deve fazer parte de um plano de ação consistente, que direcione a equipe durante o ano.

 

Confira nossas dicas!

 

1 – Deixe a equipe com os objetivos alinhados

 

Antes de irem a campo, os vendedores precisam ser bem orientados e estar alinhados com os objetivos da empresa, sua missão, visão e valores. Dessa forma, poderão agir de forma mais assertiva, tendo clareza do que a empresa espera e acredita.

 

2 – Estabeleça desafios individuais e coletivos

 

Além de cada vendedor ter suas metas, é importante definir quais serão as metas do time, estimulando o engajamento de todos. As metas podem considerar, por exemplo: aumento do número de novos clientes, aumento do tíquete médio, número de ligações diárias, crescimento da receita etc.

 

3 – Considere o perfil de cada vendedor

 

Ao estabelecer as metas, considere o perfil de cada vendedor e de que forma cada um pode contribuir, valorizando e explorando talentos individuais. Com isso é possível, também, direcionar melhor o cliente que cada um vai atender. Entretanto, seja justo nessa distribuição de metas e tarefas, sem prejudicar ou sobrecarregar um ou outro profissional.

 

4 – Invista na divulgação do seu produto ou serviço

 

É fundamental que a equipe comercial tenha disponíveis materiais de apoio e divulgação da empresa, sejam materiais impressos ou apresentações e conteúdos digitalizados. Considere quais ferramentas são as mais adequadas conforme o perfil do público e tenha o máximo de informação para acesso dos vendedores e clientes.

 

5 – Capacite a equipe continuamente

 

Os vendedores precisam estar em constante aprimoramento para serem competitivos e atenderem às demandas do mercado. Por isso, cabe desenvolver um cronograma de treinamentos e incentivar a capacitação contínua de toda a equipe.

 

6 – Use indicadores e monitore os resultados

 

Estabeleça indicadores para determinar se a equipe está andando no caminho certo e está atingindo as metas. Ter os números em mãos é essencial para fazer análises, repensar estratégias e até mudar a rota, se necessário. O importante é que todos estejam agindo na mesma direção e conquistando o que foi planejado.

 

Com essas dicas, esperamos que o seu planejamento de vendas externas seja construído com muito mais consistência e assertividade.

 

Um abraço e até a próxima semana.

 

Até breve!

Forte abraço!

 

Adm. Vanderlei Feldmann

Feldmann Assessoria em Gestão Comercial / Estúdio Vendas

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