Como descobrir o que o seu cliente quer?
Chegou a hora de falarmos, por aqui, sobre o levantamento de necessidades e oportunidades no processo de vendas e, para começar, a pergunta é: Como descobrir o que o seu cliente quer?
Saber essa resposta traz vantagens como: oferecer uma solução adequada, aumentar a satisfação do cliente, ter maior assertividade na comunicação e maiores resultados nas vendas.
Porém, antes de entender o que o cliente quer, é importante ter claro o que sua empresa pode oferecer. Saiba exatamente seu propósito, de que forma seus produtos ou serviços ajudam a solucionar as dores do cliente, quais seus diferenciais etc.
O segundo passo, então, é conhecer o perfil do seu público. Quanto mais informações você tiver a respeito dos clientes, mais fácil será identificar o que eles querem ou como ajudá-los.
Aqui, selecionamos algumas dicas para você conhecer melhor o perfil do cliente. Confira!
1 – Realizar pesquisas
Perguntar ao cliente é o primeiro passo para descobrir o que ele quer. Você pode fazer pesquisas quando ele vem até seu estabelecimento, enviar por e-mail ou pelo WhatsApp, por exemplo. Cuide para ser sucinto e objetivo nas questões, para que o cliente se sinta à vontade e não hesite em responder. No pós-venda, a pesquisa de satisfação também é uma ótima ferramenta para receber o feedback do cliente e manter vivo o relacionamento.
2 – Observar comentários e avaliações
Nem sempre o cliente é totalmente honesto na pesquisa, por isso, esteja atento a outros canais. Se sua empresa tem perfil nas mídias sociais, ou até mesmo no Google Meu Negócio, site ou blog, analise o que seus clientes têm comentado e quais as avaliações nesses casos. Estar de olho nesses canais pode te ajudar a entender bastante o perfil do cliente e o que ele procura.
3 – Estar atento às interações com outras marcas
Além de observar as interações dos clientes com a sua marca, veja como eles se comportam junto às outras empresas, sejam concorrentes ou não. Com as redes sociais, esse processo é mais simples e você pode identificar o que o público valoriza, o que ele gosta ou não gosta com relação àquela marca, tendo isso como um orientador para sua empresa.
4 – Criar personas e delimitar seu público
As personas são perfis de clientes fictícios, mas que representam como a maioria dos seus consumidores se comporta. Ao criar suas personas, seja bastante específico e registre o máximo de informações e características sobre aquele perfil, permitindo que você seja mais assertivo ao criar o produto ideal e as estratégias para ele.
Tenha uma ótima semana e boas vendas!
Até breve!
Forte abraço!
Adm. Vanderlei Feldmann
Feldmann Assessoria em Gestão Comercial / Estúdio Vendas
Fone/Whats: 49 9 9813 6013
Insta: @vfeldmann – @estudio.vendas