Como você se comunicou em 2021? E como vai se comunicar em 2022?

Dezembro é o momento ideal para avaliar como foram as suas metas nos últimos 12 meses e planejar o que você espera para o próximo ano. É, eu sei que 2021 foi um ano desafiador para muita gente, mas por outro lado foi também um ano de oportunidades.

Eu tenho certeza, que mais do nunca, você precisou usar todo o seu potencial comunicativo.

E você já parou para pensar o que você conquistou com a sua comunicação? E, será que você poderia ter conquistado mais?

No meu primeiro texto neste espaço do Sindag eu falei sobre “A comunicação como estratégica no Agro”. Se você ainda não leu, dá uma olhadinha lá.

E, hoje eu quero compartilhar com você 5 pontos para você refletir sobre o tema e ter mais resultados em 2022 com a sua comunicação.

1. Acredite no poder da comunicação

Quando você investe em comunicação pessoal ou na área de comunicação da sua empresa os resultados aparecem imediatamente. Se você se comunica com segurança e assertividade, com certeza será mais admirado e mais valorizado pelo mercado.

Se a sua empresa investe em comunicação os resultados se refletem em produtividade, senso de pertencimento e em tantos outros pontos positivos.

1. Não queira fazer tudo sozinho

Provavelmente você já ouviu uma frase popular que eu vou citar aqui: “não perca tempo tentando inventar a roda”. Isso vale também para comunicação.

Conte com o apoio de profissionais da área. Eles já conhecem o caminho, as melhores técnicas e vão trazer excelentes resultados para você ou sua empresa.

Ficar na base da “tentativa e erro” faz com que você perca tempo e dinheiro.

1. Tenha uma apresentação única

Elabore um material bem pensado para apresentar a sua empresa, os seus serviços. E, quando eu falo em bem pensado não estou falando em nada mirabolante. E sim algo que te represente, tanto em termos de conteúdo quanto de visual.

Precisa ser simples, objetivo e impactante. E para ter tudo isso precisa ser bem pensado. Ou seja, não dá para deixar esse tema pendente até surgir a demanda. Essa apresentação pode ser usada em muitas ocasiões: feiras, palestras, aulas, rodadas de negócios, entre outras.

1. Presença marcante nas redes sociais

Hoje vivemos num mundo conectado e as redes sociais cumprem essa função de conexão e ampliam nosso poder de comunicação.

Há alguns anos para ser percebido pelo público as empresas investiam em comerciais em rádios, tvs e outros canais de comunicação. Era uma mensagem compartilhada para um público abrangente. No entanto, não havia um diálogo aberto.

Hoje, com as redes sociais cada vez mais em alta, a comunicação é “viva”, ela se dá em forma de conversa.

Então, não basta apenas ter conta aberta em uma das muitas possibilidades que estão aí (insta, face, linkedin,etc) . É preciso ter constância, relevância, pertinência e espaço para dialogar.

1. Fale sobre o que está em seu coração

Para finalizar essa sequência de pontos de reflexão, eu quero deixar aqui uma dica bem simples: fale sempre com o coração.

O setor do agronegócio é muito abrangente, então independente se você é produtor, empresário do setor de aviação, técnico, engenheiro agrônomo, ou outro profissional ligado a essa imensa cadeia eu quero te dizer uma coisa: você é a pessoa mais importante para falar da sua realidade com empatia, alegria e emoção.

Deixe o coração falar mais alto quando for compartilhar informações sobre a sua área de atuação. Fale com verdade, sinceridade, simplicidade

Se você tem amor pelo o que faz, deixe esse sentimento transparecer em suas palavras e ações. A comunicação vai muito do que é falado. Mas esse assunto é tema para uma outra coluna.

Essas reflexões fazem sentido para você?

Se você tem alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato comigo. Os meus canais de comunicação estão abertos para um trocarmos informações sobre esse tema.

Até a nossa próxima coluna.

Valdireni Alves – @valdirenialvesjornalista

Whatsapp 41 – 992885787