9 de fevereiro de 2022

Combate a incêndios com aeronaves no RS ganha repercussão nacional

As operações aéreas de combate ao fogo na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul e a movimentação para se criar brigadas aéreas na região foram destaque nos jornais locais e em rede nacional no noticiário da Band, na última semana. As notícias foram veiculadas nas edições locais do Band Cidade na quinta-feira (dia 3) e no Jornal da Band do sábado (5).

Confira no final do texto

O tema ganhou repercussão no Rio Grande do Sul depois que a aviação agrícola gaúcha realizou mais de 140 lançamentos contra as chamas em menos de um mês na região. Um tipo de operação que não é tão comum no Estado, que agora passou entrar para o radar do combate a incêndios florestais no Brasil. Foram mais de 150 mil litros de água usados nesse tipo de operação para proteger animais, instalações e residências em fazendas em áreas entre Santa do Livramento, Alegrete e Rosário do Sul,

No último dia 31, o tema também foi destaque na reunião da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab). A entidade destacou as repercussões sobre a Manifestação da Confaeab Frente aos Danos Causados pela Seca no RS. Em um de seus itens, o documento pede “investimentos em treinamento de brigadas de incêndio, mais a construção de infraestrutura para combate ao fogo como locais para abastecimento de água para caminhões pipas e aviões agrícolas, além de pistas adequadas para proporcionar maior segurança à atividade”.

Neste caso, uma contribuição do ex-diretor do Sindag, Marcos Antônio Camargo, cuja empresa tem atuado forte neste tipo de operação no Estado – a partir de Alegrete. O documento também sugere a adoção de iniciativas que possam auxiliar os agricultores no momento, além da construção de políticas públicas que minimizem os efeitos de estiagens no futuro.

O próprio Sindag também participou de uma reunião sobre o tema, promovida via web no último dia 1º, pela Cofaeab e outras entidades da região.