Saiba o que é e quais os elementos da comunicação não violenta
Reagir de forma imediata e inconsciente, com respostas rápidas e nem sempre adequadas, quem pode ferir e gerar arrependimentos… Quem nunca passou por situações assim?
É por isso que precisamos, muito, desenvolver a habilidade da comunicação não-violenta, também conhecida como CNV.
Esse conceito foi criado pelo psicólogo e escritor norte-americano Marshall Rosenberg (1934-2015), com base em observações e vivências.
Trata-se de uma habilidade ou processo para gerar empatia e conexão, além de uma comunicação mais clara e respeitosa, de maneira a fortalecer as relações humanas.
E de que forma isso ocorre? Por meio da nossa linguagem, seja ela verbal ou não verbal. Isto é, através de palavras, gestos, expressões, imagens, códigos etc.
O que a CNV propõe é que possamos ouvir com mais atenção e pensar antes de responder, tornando nossas atitudes menos automáticas e mais assertivas.
E na prática, como funciona?
Rosenberg definiu quatro elementos – também chamados de processos ou componentes – para que a comunicação não violenta seja praticada. Conheça-os abaixo:
1 – Observação
Esse é o primeiro passo para estabelecer uma comunicação não violenta. É necessário observar o contexto de cada situação, sem julgamentos, para conseguir entender o que realmente a mensagem emitida quer dizer, seja ela verbal ou não.
2 – Sentimento
Em seguida, é preciso nomear o sentimento que aquela situação despertou em você, tendo clareza e consciência sobre o que está sentindo.
3 – Necessidades
Conhecendo o sentimento (de raiva, por exemplo), defina qual é a necessidade que você quer expressar (necessidade de ser ouvido, de ter seu ponto de vista considerado etc.), aumentando a probabilidade de ser atendido.
4 – Pedido
De forma clara, objetiva e positiva, faça, por fim, o seu pedido ou consideração. Caso ele não seja atendido, certifique-se de que a outra pessoa realmente entendeu sua mensagem.
Ainda está com dúvidas sobre como aplicar a CNV no seu dia a dia? Nas próximas semanas, vamos continuar abordando esse tema, resgatando a importância dessa habilidade e trazendo dicas práticas para o seu cotidiano.
Faça uma semana de ótimas vendas e até a próxima!
Até breve!
Forte abraço!
Adm. Vanderlei Feldmann
Feldmann Assessoria em Gestão Comercial / Estúdio Vendas
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