Diferentes tipos de indicadores para aplicar ao seu negócio
Essa é a mensagem semanal de número #875
A partir dos artigos anteriores, conseguimos compreender melhor qual é a importância de estabelecer metas de vendas e como podemos fazer isso na prática. Para avaliar se uma meta está sendo alcançada, entretanto, é necessário definir indicadores de desempenho, ou seja, ferramentas para mensurar os resultados.
As metas podem ser, por exemplo, atingir uma receita anual de R$ 20 milhões, conquistar 15 novos clientes por semana, visitar 10 clientes por mês, vender 30% a mais no semestre etc. E como saber se você e sua equipe estão seguindo o caminho certo para alcançar essas metas?
Hoje, vamos apresentar alguns tipos de indicadores mais utilizados e você pode identificar quais deles se aplicam ao seu negócio. Assim, conseguirá tornar as metas mais palpáveis, identificando possíveis ajustes e melhorias ao longo do percurso. Vamos lá?
– Índice de lucratividade
Em poucas palavras, o índice de lucratividade é a representação do lucro líquido em relação ao valor das receitas totais, a partir da fórmula (lucro líquido / receita total) x 100. Com ele, você consegue medir qual foi o ganho da empresa após pagar todo os custos e despesas, isto é, permite que você saiba, realmente, quanto lucrou no período analisado.
– Taxa de conversão
Esse indicador mostra quantos clientes entraram no seu estabelecimento, acessaram seu site, foram visitados ou contataram você pelo WhatsApp, por exemplo, e realmente compraram seu produto ou serviço. O cálculo é feito assim: (Conversões no período / total de contatos) x 100. O resultado (percentual) é a sua taxa de conversão.
– Tíquete médio
Trata-se do valor médio adquirido por cada cliente, em produtos ou serviços. O cálculo é simples: basta somar as vendas totais em um determinado período e dividir pelo número de clientes. O objetivo é sempre adotar estratégias para aumentar o tíquete dos clientes, o que vai contribuir para atingir metas de faturamento.
– Satisfação dos clientes
Uma das ferramentas para avaliar a satisfação dos clientes é o Net Promoter Score (NPS), onde faz-se a pergunta: “Em uma escala de 0 a 10, qual a chance de você indicar nossa empresa para um amigo ou familiar?”. As respostas entre 0 e 6 representam clientes detratores; entre 7 e 8 são neutros e, entre 9 e 10, são promotores da marca. A pontuação final é calculada subtraindo o percentual de detratores do percentual de promotores.
Esses são apenas alguns exemplos de indicadores que podem ser utilizados na sua empresa. Nossa dica é: pesquise, estude e aplique aqueles que realmente fazem sentido ao seu negócio e contribuem para que a equipe tenha clareza de onde está e de onde quer chegar.
Sabendo analisar os resultados, você consegue estabelecer um fluxo de melhoria contínua e indispensável para as metas que deseja conquistar.
Faça uma excelente semana!
Até breve!
Forte abraço!
Adm. Vanderlei Feldmann
Feldmann Assessoria em Gestão Comercial / Estúdio Vendas
Fone/Whats: 49 9 9813 6013
Insta: @vfeldmann – @estudio.vendas