5 motivos para usar a comunicação não violenta com seus clientes e colaboradores
Agora que você já está mais familiarizado com o conceito da comunicação não violenta (CNV), nosso propósito é mostrar por que ela é tão importante e deve ser praticada em todos os ambientes, seja no contato com os clientes, no trato com os colegas de trabalho, nas relações familiares ou sociais. Confira!
#1 Evitar conflitos
Muitas vezes, os conflitos e desentendimentos ocorrem por falhas na comunicação – pode ser que você não tenha entendido realmente o que o outro quis dizer, ou que você foi mal compreendido em determinada situação. Portanto, adotar uma linguagem mais clara, positiva e objetiva pode evitar circunstâncias mal desejadas e potencializar uma comunicação mais assertiva.
#2 Gerar participação e engajamento
Seja na família ou com a equipe da empresa, gerar um ambiente seguro e livre de julgamentos estimula as pessoas a opinarem e contribuírem. Por isso, avalie se a sua comunicação não está oportunizando insegurança e vergonha da exposição ao invés de estimular a confiança, a participação e o engajamento.
#3 Promover o respeito e a empatia nas relações
A comunicação não violenta tende a promover conexão, empatia, compaixão e, além de tudo, respeito às individualidades de cada um. E quem não quer trabalhar num lugar assim ou negociar com uma empresa que apresente esses valores?
#4 Aumentar a produtividade
Pesquisas apontam que a comunicação não violenta impacta diretamente na produtividade, gerando um ambiente de trabalho saudável, que propicia o crescimento. Investir no desenvolvimento da CNV pode trazer grandes resultados à sua equipe e ao seu negócio.
#5 Desenvolver a inteligência emocional
Profissionais que desenvolvem essa habilidade se destacam, pois têm mais facilidade para lidar com as emoções, resolver problemas, usar o bom senso na tomada de decisões e, de uma forma geral, se relacionar com pessoas de maneira positiva e construtiva.
Viu só? A comunicação não violenta se aplica a qualquer profissional, em diferentes situações. Fique ligado nos próximos artigos e saiba mais sobre esse tema.
Faça uma semana de ótimas vendas e até a próxima!
Até breve!
Forte abraço!
Adm. Vanderlei Feldmann
Feldmann Assessoria em Gestão Comercial / Estúdio Vendas
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