5 passos para fazer um bom planejamento de vendas

Depois de fazermos uma análise do cenário, entendermos os pilares e como definir os objetivos do planejamento de vendas, é o momento de colocarmos nosso plano, definitivamente, no papel.

 

Para isso, é importante seguir alguns passos. Veja a seguir:

 

1 – Identifique a situação atual

 

Como estão as vendas da empresa atualmente? O que é preciso fazer diferente para alcançar os objetivos deste ano? A equipe está engajada? É preciso contratar mais profissionais? 

 

Perguntas como essas podem ajudar você a analisar melhor o cenário e ter uma visão clara e realista da situação atual. Compreendendo todos esses fatores, será mais fácil definir as prioridades do planejamento.

 

2 – Conheça e entenda seu cliente

 

Quanto mais você conhecer o perfil, as expectativas, frustrações e preferências de seu cliente, maiores as possibilidades de construir um planejamento alinhado e eficaz.

 

Analise seus clientes atuais – quanto eles compram, quais os produtos mais vendidos, quais as principais reclamações etc. – e trace também um perfil do seu cliente ideal, ou seja, identifique um público que você deseja atingir e ainda não conquistou.

 

3 – Tenha metas claras, com prazos e indicadores

 

A partir de todas as análises realizadas, estabeleça as metas do seu planejamento. Elas devem ser claras, reais e alcançáveis. Ao mesmo tempo, também precisam ser desafiadoras, para motivar e engajar a equipe.

 

É importante, ainda, estabelecer prazos para o alcance de cada meta e as métricas ou indicadores que serão utilizados para validar os resultados. Quanto mais clareza houver em relação a isso, melhor para o andamento das atividades.

 

4 – Pense nas estratégias para atingir cada meta

 

Determine quais estratégias a equipe deve adotar para atingir cada meta estabelecida no planejamento. Isso dará direcionamento e tornará o processo mais simples e alcançável.

 

É nessa hora que você vai pensar qual técnica de vendas é a mais adequada para cada cliente ou qual a melhor abordagem, por exemplo.

 

5 – Determine os processos

 

Com um funil de vendas bem elaborado, será mais fácil seguir um fluxo e saber o que fazer em cada etapa do processo de venda.

 

Por isso, quando elaborar o planejamento, defina as ações para cada etapa e tenha mais assertividade ao longo da execução.

 

Até breve!

Forte abraço!

 

Adm. Vanderlei Feldmann

Feldmann Assessoria em Gestão Comercial / Estúdio Vendas

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