5 passos para fazer um bom planejamento de vendas
Depois de fazermos uma análise do cenário, entendermos os pilares e como definir os objetivos do planejamento de vendas, é o momento de colocarmos nosso plano, definitivamente, no papel.
Para isso, é importante seguir alguns passos. Veja a seguir:
1 – Identifique a situação atual
Como estão as vendas da empresa atualmente? O que é preciso fazer diferente para alcançar os objetivos deste ano? A equipe está engajada? É preciso contratar mais profissionais?
Perguntas como essas podem ajudar você a analisar melhor o cenário e ter uma visão clara e realista da situação atual. Compreendendo todos esses fatores, será mais fácil definir as prioridades do planejamento.
2 – Conheça e entenda seu cliente
Quanto mais você conhecer o perfil, as expectativas, frustrações e preferências de seu cliente, maiores as possibilidades de construir um planejamento alinhado e eficaz.
Analise seus clientes atuais – quanto eles compram, quais os produtos mais vendidos, quais as principais reclamações etc. – e trace também um perfil do seu cliente ideal, ou seja, identifique um público que você deseja atingir e ainda não conquistou.
3 – Tenha metas claras, com prazos e indicadores
A partir de todas as análises realizadas, estabeleça as metas do seu planejamento. Elas devem ser claras, reais e alcançáveis. Ao mesmo tempo, também precisam ser desafiadoras, para motivar e engajar a equipe.
É importante, ainda, estabelecer prazos para o alcance de cada meta e as métricas ou indicadores que serão utilizados para validar os resultados. Quanto mais clareza houver em relação a isso, melhor para o andamento das atividades.
4 – Pense nas estratégias para atingir cada meta
Determine quais estratégias a equipe deve adotar para atingir cada meta estabelecida no planejamento. Isso dará direcionamento e tornará o processo mais simples e alcançável.
É nessa hora que você vai pensar qual técnica de vendas é a mais adequada para cada cliente ou qual a melhor abordagem, por exemplo.
5 – Determine os processos
Com um funil de vendas bem elaborado, será mais fácil seguir um fluxo e saber o que fazer em cada etapa do processo de venda.
Por isso, quando elaborar o planejamento, defina as ações para cada etapa e tenha mais assertividade ao longo da execução.
Até breve!
Forte abraço!
Adm. Vanderlei Feldmann
Feldmann Assessoria em Gestão Comercial / Estúdio Vendas
Fone/Whats: 49 9 9813 6013
Insta: @vfeldmann – @estudio.vendas