5 técnicas de PNL para aplicar na sua empresa
Com os artigos das últimas semanas, você já deve estar mais familiarizado com o conceito da Programação Neurolinguística (PNL), como ela funciona e quais os benefícios de aplicá-la.
Hoje, nosso objetivo é mostrar algumas técnicas bastante utilizadas dentro da PNL, para que você possa se aprofundar nelas e treinar em seu cotidiano, melhorando a comunicação e o relacionamento com seus clientes.
Temos a certeza de que isso vai impactar nos seus resultados daqui para frente. Vamos lá?
1ª técnica: Ancoragem
Essa técnica visa provocar uma emoção positiva no cliente, com base em uma situação que ele já viveu no passado. O intuito é mostrar que ele pode viver algo parecido caso adquira seu produto ou serviço. Como exemplo, citamos o sentimento de superação que o cliente terá ao comprar uma casa – o mesmo sentimento que ele viveu ao concluir a faculdade.
2ª técnica: Rapport
Considerada uma das técnicas mais importantes da PNL, o rapport busca estabelecer uma sintonia entre duas ou mais pessoas, com base na empatia e na interação positiva. Ele acontece quando há identificação entre os indivíduos, seja por meio de gestos, atitudes ou pensamentos, que promovem a confiança e aumentam as chances de venda.
3ª técnica: Fogging
Utilizada em momentos onde há conflito de ideias, essa técnica consiste em perguntar ao outro “o que você acredita que pode ser feito para melhorar essa situação?”, mudando o foco da conversa para uma possível solução. Pode ser aplicada, por exemplo, quando é necessário identificar erros e melhorar processos.
4ª técnica: Metáforas
Um meio de se colocar no lugar do cliente é usando metáforas. Você pode se imaginar na pele do cliente, criando metáforas do que ele estaria pensando, quais as possíveis objeções e outras situações que você deve considerar para ser mais assertivo no processo de vendas. É uma forma de gerar empatia e conexão com o outro.
5ª técnica: Reforço positivo
Basicamente, essa técnica usa elogios para reforçar qualidades da sua empresa e do produto ou serviço em questão. É uma maneira de contornar objeções e conduzir o diálogo para evidenciar os pontos positivos, favorecendo a negociação e o fechamento.
Depois dessas dicas, ficou mais claro como utilizar a PNL no seu trabalho?
Faça uma semana de ótimas vendas e até a próxima!
Até breve!
Forte abraço!
Adm. Vanderlei Feldmann
Feldmann Assessoria em Gestão Comercial / Estúdio Vendas
Fone/Whats: 49 9 9813 6013
Insta: @vfeldmann – @estudio.vendas