A importância da comunicação não violenta para os líderes
Construir relações interpessoais saudáveis e uma comunicação eficaz são habilidades essenciais a qualquer profissional. Para quem exerce papel de liderança, então, é ainda mais importante, pois contribui para o clima organizacional e interfere no desempenho e crescimento de toda a equipe.
A comunicação não violenta, nesse sentido, pode fazer toda a diferença. Sem ela, é comum encontrarmos colaboradores descontentes, com baixa produtividade e engajamento, o que impacta diretamente nos lucros da empresa.
Por outro lado, quando o gestor sabe se comunicar de forma positiva, controla suas emoções, consegue usar a empatia e valorizar as pessoas ao seu redor, toda a organização sai ganhando. Ele pode inspirar seus liderados e impulsioná-los a grandes resultados. Você concorda? Então, se você é líder, fique atento a estas dicas:
Procure se conhecer e entender suas emoções
O primeiro passo para desenvolver uma comunicação não violenta é entender como estão suas emoções e comportamentos. Como você costuma agir em situações desafiadoras? Como seus liderados reagem às suas atitudes? Será que sua objetividade não está sendo percebida como grosseria?
Permita-se fazer uma autoanálise franca e consciente. Você também pode pedir feedbacks e conversar com pessoas que podem te oferecer um parecer sincero sobre isso, ajudando no seu aprimoramento.
Pratique a empatia e a escuta ativa
É comum fazermos pré-julgamentos quando temos uma opinião formada sobre determinado assunto. Nesses casos, geralmente temos respostas prontas e simplesmente não concordamos com isso ou aquilo.
Entretanto, para estabelecer uma comunicação não violenta, precisamos nos despir de julgamentos e praticar a escuta ativa, com empatia para entender os dois ou mais lados envolvidos. Quando o líder tem essa habilidade, consegue cativar sua equipe, gerar confiança e potencializar os relacionamentos.
Fortaleça o convívio com seu time
É importante que seus colegas confiem em você, se sintam compreendidos e valorizados, e encontrem um ambiente favorável ao feedback e ao diálogo, onde fiquem à vontade para expor suas ideias, desconfortos e opiniões.
Para que isso se concretize, é preciso fortalecer o convívio com seu time e estreitar vínculos. Dessa forma, você também conhecerá melhor o perfil de seus liderados, sabendo a melhor maneira de se comunicar com cada um.
E aí, como você avalia sua comunicação enquanto líder? Sempre é tempo de se aprimorar e desenvolver novas habilidades, não é mesmo?
Faça uma semana de ótimas vendas e até a próxima!
Até breve!
Forte abraço!
Adm. Vanderlei Feldmann
Feldmann Assessoria em Gestão Comercial / Estúdio Vendas
Fone/Whats: 49 9 9813 6013
Insta: @vfeldmann – @estudio.vendas