Como abordar um cliente pela primeira vez

Sabemos que é bem mais trabalhoso vender algo pela primeira vez do que vender para um cliente de longa data. Isso porque ainda não se tem uma relação de confiança – o cliente pode não conhecer você ou o seu produto/serviço, o que acaba exigindo mais de você numa primeira abordagem.

 

Muitos vendedores relatam ter dificuldade com esse contato inicial, por não saberem exatamente o que falar, como agir ou qual técnica usar. 

 

No artigo de hoje, trazemos algumas dicas valiosas de como abordar um cliente pela primeira vez. Confira!

 

1 – Não se deixe levar pelo medo e pela insegurança

 

Sentimentos como esses acabam impedindo você de vender. Não tenha medo de receber “nãos” e encare com confiança e entusiasmo esse desafio. Muitas vezes, o “sim” aparece depois de três “nãos”. 

 

Ouça o cliente com atenção e faça as perguntas certas (de preferência aquelas abertas, que indicamos no último artigo), aumentando as chances de uma resposta positiva.

 

2 – Tenha clareza de quem é o seu público

 

Conhecendo bem quem é o público do seu produto ou serviço, será mais assertiva a sua abordagem. Entenda quais as maiores dores, preocupações, desejos e sonhos do seu perfil de cliente. 

 

Então, estude e responda a possíveis objeções que ele possa apresentar, adaptando sua comunicação para atendê-lo da melhor forma e criar uma conexão logo na primeira abordagem.

 

3 – Utilize a técnica AIDA

 

Especialistas afirmam que a técnica AIDA – Atenção, Interesse, Desejo e Ação é uma das mais eficientes para abordar o cliente pela primeira vez. O primeiro passo, a Atenção, define-se por criar ações e estratégias que chamem a atenção do cliente. 

 

Em seguida, vem o Interesse, conquistado quando você está bem preparado e consegue mostrar os diferenciais que tem a oferecer. Em terceiro lugar, vem o Desejo, quando você desperta no consumidor o desejo de comprar e o convence de que você tem o que ele precisa. Na Ação, ocorre, efetivamente, a venda.

 

Esses três passos podem te ajudar a “quebrar o gelo” e facilitar o primeiro contato com o cliente. Quais deles você já está colocando em prática?

 

Tenha uma ótima semana e boas vendas!

Até breve!

Forte abraço!

 

Adm. Vanderlei Feldmann

Feldmann Assessoria em Gestão Comercial / Estúdio Vendas

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