Criatividade é um talento? Conheça esse e outros 9 mitos

Depois de ler nossos últimos textos, provavelmente você já sabe que a criatividade, ao contrário do que muita gente pensa, não é um talento – e, sim, uma habilidade.

Nesse sentido, ser criativo não é algo destinado apenas a determinados profissionais, mas é uma competência necessária a qualquer pessoa que almeja crescer em sua carreira.

Não é algo que nasce com a gente, contudo, ela pode – e deve – ser desenvolvida.

Assim como imagina-se que a criatividade é um dom, existem outros mitos em torno desse conceito e que podem ser ressignificados. Vamos conhecer?

9 mitos sobre a criatividade

1 – Criatividade é ter ideias geniais

Na verdade, ser criativo não significa ser inteligente, mas, sim, usar sua capacidade mental para solucionar problemas.

2 – Criatividade é quebrar paradigmas

Nem sempre. Dizem que há diferentes tipos de criatividade: uma que se adapta aos contextos, uma que inova dentro dos paradigmas e outra que revoluciona, de fato.

3 – Criatividade é ter ideias repentinas

As melhores soluções não aparecem do nada, nem de uma hora para outra. Geralmente, você precisa quebrar bastante a cabeça para, no final, chegar ao resultado esperado.

4 – Criatividade é sinônimo de inovação

Como já destacamos no primeiro texto desta série, criatividade e inovação são duas etapas distintas: enquanto a criatividade está mais relacionada a um potencial da nossa mente, a inovação está voltada à ação, ou seja, é colocar a criatividade para trabalhar.

5 – Criatividade é restrita a algumas áreas

Se você pensa que essa habilidade serve apenas para quem trabalha com artes, publicidade ou processos de inovação, cuidado! Em todos os setores, a criatividade é essencial na resolução diária de problemas.

6 – Criatividade não tem parâmetro

Tem sim. Criar não é devanear. Você precisa analisar os prazos, a verba disponível, as necessidades do cliente, entre outros fatores que interferem no processo criativo.

7 – Criatividade não acontece com pressão

Na verdade, é comum as ideias surgirem nos momentos em que você está mais relaxado, mas a pressão pode ser um estímulo para que elas tomem corpo e se desenvolvam.

8 – Criatividade é para quem tem tempo

Antigamente, acreditava-se que a criatividade “aparecia” para quem tinha tempo de sobra. Entretanto, pesquisas sugerem que ela é mais presente em pessoas que estão passando por dificuldades e precisam forçar seu cérebro a novas conexões.

9 – Criatividade não se aprende

Se a criatividade não é um dom divino, então significa que você pode aprender e estimular essa habilidade ao longo da vida. No texto da semana que vem, veremos um pouco mais sobre isso, ao falarmos sobre processos criativos.

Em quais desses mitos você acredita(va)?

Esperamos que, a partir de hoje, você pode enxergar a criatividade com outros olhos.

Por vezes, usamos esses mitos como desculpa para não sermos criativos, mas somente com mudança de atitude e treino é possível mudar conceitos enraizados.

Até breve!

Forte abraço!

Adm. Vanderlei Feldmann

Feldmann Assessoria em Gestão Comercial / Estúdio Vendas

Fone/Whats: 49 9 9813 6013

Insta: @vfeldmann  –  @estudio.vendas

Face: www.facebook.com/adm.vandereli.feldmann