Implementação do SGSO – mais do que um sistema de gestão

O Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO) é bem mais do que um sistema de gestão voltado para a garantia da segurança das operações na aviação.

O aspecto mais importante é a mudança que esse sistema de gestão deve provocar na cultura da organização.

Entendamos como mudança cultural a assimilação e aceitação de novos procedimentos, de novas posturas, de novas atitudes…e quando falamos de atitudes deve vir a nossa mente ações, sim, ações para fazer com que tudo o que foi estabelecido no Manual de Gerenciamento da Segurança Operacional (MGSO) seja uma realidade cotidiana.

Essa mudança cultural da organização deve partir sempre da alta administração, através não só da sua determinação para a implementação do SGSO mas, principalmente através de exemplos, tais exemplos devem contagiar os demais membros da organização, em suma, todos os colaboradores devem “embarcar” nessa “viagem cultural”.

Tudo o que acima foi escrito é lindo, maravilhoso, mas senhores, sejamos realistas também, essa mudança de hábitos decorrente da incorporação de um SGSO vai requerer esforço, empenho e paciência, muita paciência. Os gestores de segurança operacional sabem muito bem disso, é um trabalho de “formiguinha”, lento, gradual, persistente, quase que um sacerdócio mesmo! Óbvio que a direção da empresa deve dar todo o apoio necessário para o gestor de segurança operacional (GSO).

Ter a documentação do SGSO aprovada pela agência reguladora não basta. Cuidado para não ‘engavetar’ literalmente o seu SGSO, ou seja, guardar o seu MGSO recém aprovado numa gaveta. Procure atentar para as atividades do SGSO descritas no seu calendário anual de atividades do sistema, cumpra o calendário!

Pode ser que por um bom tempo a agência reguladora (que também é fiscalizadora) não apareça para lhe fazer uma visita, mas um dia isso pode acontecer. Enquanto isso não acontece, continue rodando o seu SGSO e envie para a agência os relatórios semestrais das atividades executadas pelo seu sistema.

E naquele dia em que uma equipe auditora da ANAC aparecer em sua oficina, base de operações ou escola de aviação civil, então, se o seguimento do seu SGSO já for algo incorporado no dia a dia seu e de seus colaboradores, será um prazer poder mostrar para a autoridade aeronáutica que o SGSO mais do que uma ferramenta de gestão, é uma cultura de todos os funcionários da empresa!

Pense nisso, Sucesso!