O que é PNL em vendas e como funciona?

Entre as técnicas utilizadas para se comunicar melhor, gerar conexão e vender mais está a Programação Neurolinguística, mais conhecida como PNL.

 

Durante o mês de outubro, vamos nos aprofundar neste tema para ajudar você, vendedor, a aprimorar essa técnica e aumentar seus resultados. Para começar, precisamos entender um pouco mais sobre esse conceito, certo?

 

Segundo a Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística, “a PNL permite compreender melhor nosso funcionamento interno, identificar nossos modelos mentais, para que possamos questioná-los, refletir sobre eles e se é preciso ressignificá-los”.

 

Na prática, as técnicas de PNL permitem estabelecer uma comunicação efetiva entre as pessoas, partindo do pressuposto de que é necessário entender o modelo mental do outro e se comunicar levando em conta seus valores e a forma como ele enxerga o mundo.

 

E nas vendas, como a PNL se aplica?

 

Quando usada em vendas, a PNL tem o objetivo de melhorar a comunicação entre vendedor e comprador, criando conexão e uma relação de confiança, o que, por consequência, impulsiona o fechamento de negócios.

 

Por isso, é importante que os profissionais estudem as técnicas e desenvolvam habilidades para aplicar a PNL no dia a dia.

 

Um passo importante é identificar o perfil do seu interlocutor e interagir com ele levando em conta seu modelo mental. E como saber qual é o perfil predominante de cada pessoa?

 

Os três perfis de pessoas

 

1 – Visual: É o perfil de quem costuma falar depressa e prefere entender o mundo por meio de imagens, gráficos e outros recursos visuais. 

 

2 – Auditivo: São aqueles com raciocínio mais analítico, que falam mais devagar e precisam ouvir com atenção para entender.

 

3 – Sinestésico: As pessoas com esse perfil gostam de sentir as coisas para entender melhor, por isso, costumam tocar nos outros enquanto falam.

 

E aí, conseguiu identificar qual é o seu perfil? Provavelmente, você terá um percentual de cada perfil, mas um deles será mais expressivo. 

 

Assim é com todos, portanto, quanto mais você entender e conseguir identificar os perfis nos seus clientes, mais fácil será aplicar as técnicas de PNL e atingir seus objetivos.

 

Na próxima semana, vamos esclarecer quais os benefícios de utilizar a PNL em vendas. Enquanto isso, busque se aprofundar nos perfis e reconhecê-los nas pessoas do seu convívio.

 

Faça uma semana de ótimas vendas e até a próxima!

 

Até breve!

Forte abraço!

 

Adm. Vanderlei Feldmann

Feldmann Assessoria em Gestão Comercial / Estúdio Vendas

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