O que fazer após enviar uma proposta comercial?
Se você acha que, após enviar a proposta comercial, sua tarefa é apenas aguardar a resposta do cliente, está enganado!
Neste mês de maio, falamos muito sobre como montar a sua proposta e quais erros você não pode cometer ao elaborar esse documento tão importante na hora da negociação.
Agora, vamos destacar o que você deve fazer depois de apresentar a proposta ao cliente. É o chamado follow-up, o acompanhamento após o envio da proposta comercial.
Esse acompanhamento é necessário porque vai demonstrar que você está interessado, além de criar senso de urgência no cliente e fazer com que você se destaque em meio à concorrência.
Para que o seu follow-up tenha sucesso, aqui vão as nossas dicas:
– Defina um prazo para receber uma resposta do cliente, caso ele não feche negócio na hora.
– Se ele estiver com dúvidas, tente criar senso de urgência oferecendo um benefício, por exemplo: se fechar o negócio em 5 dias, receberá um percentual de desconto ou ganhará um produto extra.
– Ligue para o cliente após enviar a proposta e pergunte se ele ficou com alguma dúvida ou se tem alguma objeção em relação à proposta.
– Verifique se é necessário agendar uma apresentação para outras pessoas dentro da empresa ou deixe marcada uma próxima reunião.
– Esteja preparado para contornar todas as objeções que possam ser apresentadas.
– Mantenha-se presente e compreenda o tempo necessário para a resposta do cliente, tendo bom senso para não ser considerado um vendedor chato.
E você, que outra estratégia utiliza para fazer o acompanhamento e efetivar o negócio com o cliente?
Faça uma semana de ótimas vendas e até a próxima!
Até breve!
Forte abraço!
Adm. Vanderlei Feldmann
Feldmann Assessoria em Gestão Comercial / Estúdio Vendas
Fone/Whats: 49 9 9813 6013
Insta: @vfeldmann – @estudio.vendas