PLANO DE VÔO 5.

PLANO DE VÔO 5.
A subida
Plano de vôo. Ok
Briefing com tripulação. Ok
Check list. Ok
DECOLAGEM. Ok
Subindo. Ok
Nesta fase do vôo o motor é colocado num regime de potência menor que durante a a DECOLAGEM por ser uma fase mais demorada. Mas você já observou que nesta fase do vôo nos aviões comerciais as tripulações normalmente ESTÃO em silêncio e os avisos de cintos de segurança acesos? Durante a subida não tem serviço de bordo. Na cabine de comando tanto de grandes como dos pequenos aviões existe poucas conversas e muita atenção nas instruções do controle e no painel do avião em todos instrumentos de motor, de vôo e de navegação. Essa atenção e concentração continua até a aeronave atingir o que chamamos de ponto de nivelamento, que é a altitude do vôo de cruzeiro; Que geralmente será a parte mais longa do vôo, vou falar disso na próxima vez.
E o que tem haver a subida com nossas vidas pessoais, profissionais e empresariais?
Bom ; a vida conjugal por exemplo você namora faz planos ( plano de vôo), e então vem o casamento ( decolagem), ok?
Agora vem subida ( os primeiros 2, 3 anos de casamento) essa fase geralmente senão for bem conduzida existe o risco de o casamento não prosperar.
Assim você pode trazer em todas as áreas de sua vida.
Mas quero falar de negócios; vê se você já viu ou conhece ou de repente já até aconteceu com alguém próximo de você.
Pessoas que fazem um ótimo plano de ação, abrem uma empresa e ” decolam” rápido, mas de repente começam a comprar casas, carrões, barcos, viagens internacionais e a ostentarem riquezas sem ainda terem ” nivelado seu vôo “;
Tira O foco da subida e começa a ” servir o lanche e soltar o cinto de segurança antes do PONTO de nivelamento “.
Tenho certeza que todos já vimos isso. E sabemos o que acontece.
Este ano estamos vivendo um momento que vai marcar na história por causa da Pandemia do novo CORONA VÍRUS. Então independente se sua empresa já atingiu o ponto de nivelamento ou ainda está subindo dê uma checada em todos parâmetros e se precisar aja.
Talves precise a apertar os cintos e focar no painel de instrumentos se for necessário desacople o PILOTO automático e re assuma o comando até passar essa turbulência; e isso é certo ela vai passar, então continue seu vôo.
Regressar nem sempre é a melhor opção então use toda sua perícia e seus recursos ,
Mas Continue voando. Você pode MUITO Mais do que você pensa.
E ao atingir o nível de cruzeiro você vai estar muito MAIS experiente,
E você que já está nivelado porque não contribuir com sua experiência contando como foi sua subida e as turbulências da época.
Bons vôos a todos.
Siga sempre seu PLANO DE VÔO.

Abraço
Elias Malagutti