Por que é importante saber fazer abordagem de vendas?

Às vezes, o processo de vendas já é tão natural e automático que não paramos para pensar em todas as etapas envolvidas. Você concorda? 

 

Porém, é muito importante estarmos atentos a todo o processo, identificando possíveis erros ou oportunidades de melhoria que farão a diferença em nossos resultados ao final do mês ou do ano.

 

Após falarmos sobre prospecção, ao longo do mês de fevereiro, chegou a hora de abordarmos um assunto fundamental dentro do processo de vendas: a abordagem, que é a principal etapa dentro da prospecção de clientes.

 

Afinal de contas, qual a importância da abordagem de vendas?

 

Saber fazer a abordagem é o primeiro passo para concluir um processo de vendas com êxito. Envolve, por exemplo, saber o momento correto de abordar um consumidor, fazer as perguntas certas e oferecer informações relevantes, que gerem um resultado positivo na decisão do cliente.

 

Se você souber fazer isso, é meio caminho andado, pois as chances de você efetivar a venda e fidelizar o consumidor são muito maiores.

 

Então, como obter sucesso na abordagem inicial?

 

Algumas técnicas são bastante utilizadas e podem ajudar você a melhorar sua abordagem de vendas. 

 

A primeira é o rapport, técnica voltada a criar uma relação, uma empatia com o cliente, fazendo com que ele se comunique com menos resistência e esteja mais confortável e aberto para negociar. 

 

Sorrir, chamar o outro pelo nome, estabelecer uma conversa com conexão, são formas de gerar rapport e ganhar a confiança do cliente – item essencial para que ele compre de você.

 

Outra técnica é chamada de quebra do gelo. Assim como o rapport, serve para criar uma conexão com o cliente, através de perguntas como: Com o que você trabalha? Onde você mora? Tem filhos? O que achou desse aumento no preço da gasolina?…

 

Dependendo de cada pessoa, certas perguntas poderão ser aplicadas. Cabe a você estar atento para ouvir o cliente e identificar qual a melhor abordagem.

 

Para finalizar, temos a técnica da solução ideal. Isto é, o cliente te procura com um problema e você tem a solução ideal para aquela necessidade, fazendo com que as objeções praticamente deixem de existir.

 

E você, costuma utilizar alguma dessas técnicas em sua abordagem de vendas?

 

Na próxima semana, vamos trazer mais algumas dicas para você aplicar no seu dia a dia.

 

Um abraço e até logo!

Até breve!

Forte abraço!

 

Adm. Vanderlei Feldmann

Feldmann Assessoria em Gestão Comercial / Estúdio Vendas

Fone/Whats: 49 9 9813 6013

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