Presença online: A sua empresa tem uma?

2020 se inicia e, enquanto, para alguns a internet é uma ferramenta indispensável, sendo, muitas vezes, a principal utilizada no dia a dia, para outros, a história ainda é bem diferente. De um lado, temos os chamados “heavy users”, que tornam público até mesmo o mais desnecessário em suas vidas, enquanto, de outro, muita gente ainda resiste duramente a entrar no mundo digital, tendo em vista tanta coisa negativa que se fala sobre ela, o que acaba gerando receio e, até mesmo, medo. Entretanto, independentemente do lado em que você se encontra, uma coisa é certa: se você está lendo esta matéria, é porque você está conectado, o que significa que o primeiro passo já foi dado!

O fato é que, somente estar conectado, não basta. Ainda mais em se tratando da sua empresa, do seu negócio, a sua cria, e, com certeza, você, empresário, realiza esforços constantes para manter tudo “nos trilhos” todos os dias, não é mesmo?

Bem, tendo certeza do “sim” como resposta para a última pergunta, é importante entendermos quais “trilhos” são esses e para onde eles levam, já que pilotar essa “locomotiva” não é uma tarefa fácil e exige muito cuidado, e, enquanto muitos boatos ainda tentam apontar o quão ruim “o monstro da internet” pode ser, a verdade é que ela deve fazer parte da rota por onde a sua empresa está sendo conduzida, impreterivelmente.

Um grande passo a ser dado em um ambiente que parece hostil e arriscado, mas não é.

As redes sociais já estão perfeitamente bem difundidas há anos e isso não é novidade. Assuntos polêmicos, as famosas “fake news”, o poder do livre comentário e expressão dado ao povo, compartilhamentos devidos e indevidos: tudo isso, até mesmo o brasileiro com a pior qualidade de conexão à internet, já está cansado de ouvir falar. Entretanto, a presença online a qual precisamos sentar e conversar, não se trata disso

Por mais que muitos ainda possam pensar que redes sociais tratam apenas de besteiras e carregam consigo um apelo negativo, são elas as grandes responsáveis, há anos, pelo crescimento do valor de marca e de mercado de muitas empresas. Aliás, não só as redes sociais em si, mas todo tipo de resultado proveniente de fontes confiáveis que pode ser encontrado através dos mecanismos de busca, como o Google, o Bing ou o Yahoo!, por exemplo, e é aí que entra a importância da presença online bem construída.

A partir do momento em que entendemos que o setor comercial de qualquer empresa é aquele que abre as portas para grandes negociações, além de ser o principal responsável pelo faturamento, podemos afirmar que nenhum negócio sequer subsiste sem vender. Mas, para que possamos prospectar boas vendas, é imprescindível a construção de uma boa imagem a respeito de quem somos, o que oferecemos ou representamos e a maneira a qual fazemos o que fazemos, pois sabemos que existe o jeito certo e o errado, além, também, de destacarmos os nossos diferenciais, que são as características principais para galgarmos novos patamares. Afinal, como você quer que a sua empresa seja vista pelo seu público alvo?

A diferença entre o bom e mau trabalho

Talvez, a primeira ideia que venha na cabeça da maioria do público conectado atualmente, no momento em que pensa em abrir um negócio próprio, seja criar uma página no Facebook ou uma conta no Instagram, ainda mesmo antes de se regularizar e ter que lidar com a parte burocrática da coisa, o que torna cada vez mais comum vermos espalhados por aí conteúdos avulsos, publicados aleatoriamente, sem periodicidade, muitas vezes com erros de linguagem e se utilizando de imagens protegidas por direitos autorais para ilustrar seu conteúdo. Afinal de contas, com uso gratuito e ilimitado, as principais redes sociais podem se tornar ferramentas poderosas nas mãos de quem sabe usa-las, ou, por outro lado, uma grande lixeira que transborda informação inútil, ódio e ofensas, mas, assim como todo o resto da internet, pode ser usada de forma produtiva ou destrutiva. Essa é a hora de escolher por qual desses dois caminhos você quer escrever a fama do seu CNPJ.

Presença online não se trata apenas de estar cadastrado em redes sociais ou ter o seu próprio site, mas sim, estar presente neles de fato, com atualizações periódicas e conteúdo de qualidade. O bom e velho “boca a boca” é o método de marketing mais eficiente e antigo já conhecido pela humanidade e existem muitas empresas que se beneficiam dele ou utilizam-no como única ferramenta para tal finalidade, mesmo nos tempos atuais. Não podemos negar que ele tem o seu devido papel, entretanto, o fortalecimento de marca na internet é fundamental, tanto para o aumento de vendas, quanto para a agregação de valor institucional. Essas ferramentas digitais, quando bem utilizadas, tornam-se uma arma poderosíssima contra boatos e fofocas, e colaboram significativamente na difusão de informações verídicas e fidedignas, beneficiando tanto a própria empresa, quanto todo o setor o qual ela faz parte e representa.

Enquanto alguns ainda pensam que estar presente na internet é besteira, é gasto, aqueles que a reconhecem como investimento e utilizam-na para executar um trabalho de qualidade, têm obtido resultados positivos, se tornando mais reconhecidos e abrindo as portas da comunicação com seus clientes de uma forma mais transparente, direta e rápida. Mas é importante, neste momento, saber receber bem as críticas e analisa-las de forma construtiva, pois toda exposição tem um retorno, e nem sempre iremos gostar dos “feedbacks” que recebermos. Porém, vale a autoanálise: nossa empresa existe para nós ou para os nossos clientes? Se é para eles, então que este seja mais um passo na busca de melhores resultados

Todas as principais plataformas da internet, sejam redes sociais, mecanismos de busca ou afins, estão funcionando a todo vapor em prol de impulsionar conteúdos e gerar audiência para eles, e, com o avanço ininterrupto das tecnologias voltadas para a conectividade, o acesso, principalmente ao multimídia, está cada dia mais fácil e rápido. As pessoas estão plugadas vinte e quatro horas por dia, buscando todo tipo de informação que lhes seja pertinente, o que torna este um grande momento para uma grande virada: uma oportunidade pontual de se destacar fazendo a diferença.