Processos criativos: Aprenda a estimular as boas ideias
Depois de falarmos sobre mitos e bloqueios criativos, chegou a hora de conversarmos sobre como podemos estimular a criatividade e as boas ideias.
Neste ponto, precisamos considerar que cada pessoa tem um processo criativo diferente, ou seja, cabe a você descobrir qual ou quais métodos são mais eficientes para aguçar seu cérebro.
Para te ajudar com isso, separamos aqui 5 dicas. Aproveite para colocá-las em prática e analisar as que mais contribuem para sua criatividade!
1 – Analise seu comportamento criativo
Tente se lembrar de momentos em que sua criatividade vem à tona. Identifique um possível padrão e tente explorá-lo com mais frequência. Muitas pessoas, por exemplo, comentam que têm novas ideias enquanto estão no banho ou quando deitam para descansar.
Além disso, você pode tornar seu ambiente de trabalho mais estimulante, com cores, texturas, sons e odores que contribuem para te deixar mais criativo.
2 – Seja curioso e observador
Ser curioso, pesquisar, ler e explorar novas possibilidades é um fator fundamental para quem deseja ser mais criativo. Quanto mais conhecimento você tiver, sobre diversos assuntos, mais fácil será para o cérebro fazer conexões e desenvolver novas ideias.
Tudo isso passa também pelo processo de observação. Crie o hábito de se desligar das telas e prestar atenção ao que acontece ao seu redor. Esses minutos, com certeza, vão enriquecer seu repertório.
3 – Faça coisas diferentes do habitual
Esteja aberto a novas experiências. Leia sobre assuntos que estão fora da sua área de conhecimento, aprenda um novo idioma, toque um instrumento musical, faça atividades físicas, aprecie as artes, desenvolva um novo hobby…
Para ficar mais simples, você pode se desafiar a fazer uma coisa nova por dia, desde cozinhar uma nova receita ou conversar com uma pessoa diferente. Essas atividades vão tirá-lo da zona de conforto e ajudar a expandir suas ideias.
4 – Tire um momento para relaxar
Quando o cérebro está cansado, se torna distraído e improdutivo. Por esse motivo, você precisa separar alguns minutos do seu dia para fazer uma pausa, desfocar do que estava fazendo e deixar os pensamentos livres, sem se pressionar.
As pausas e os momentos de descanso são muito importantes para que sua mente possa relaxar e reorganizar as ideias. É por isso que, quando você consegue tirar férias e viajar, geralmente retorna muito mais produtivo.
5 – Não seja tão perfeccionista
Se você é muito perfeccionista, pode ser que desperdice um tempo precioso encontrando defeitos em seus projetos, ao invés de, efetivamente, agir.
Ao iniciar algo novo, cuide para que o processo de avaliação não seja tão rígido ou demorado. É importante que você dê continuidade às suas ideias e faça as adaptações necessárias, sem comprometer o andamento do projeto.
Gostou das dicas?
Todas essas ferramentas podem contribuir para aumentar sua criatividade. Agora, está contigo: faça os testes e depois, se quiser, nos conte o que mais ajudou no seu processo criativo!
Até breve!
Forte abraço!
Adm. Vanderlei Feldmann
Feldmann Assessoria em Gestão Comercial / Estúdio Vendas
Fone/Whats: 49 9 9813 6013
Insta: @vfeldmann – @estudio.vendas