2 de dezembro de 2024

Brasil Rural destaca pesquisa aeroagrícola brasileira apresentada nos EUA

Entrevista da Rádio Agro Hoje foi com o professor Ulisses Antuniassi, que destacou a importância dos estudos feitos no túnel de vento da AgroEfetiva em Botucatu/SP

O professor Ulisses Antuniassi foi o convidado do Jornal Brasil Rural da última sexta-feira (29), na Rádio Agro Hoje, do Mato Grosso. A entrevista com a jornalista  Mariana Ramon foi sobre o trabalho apresentado pelo pesquisador brasileiro no congresso de aviação agrícola dos Estados Unidos a AgAviation Expo, ocorrida de 18 a 20 de novembro, no Texas. Antuniassi apresentou lá um estudo medindo o efeito de adjuvantes no espectro de gotas em aplicações aéreas, terrestres e de drones. Porém, tudo feito com ajuda do túnel de vento de alta velocidade do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento  (CPD) da AgroEfetiva, em Botucatu. Neste caso, um dos quatro equipamentos desse tipo existentes no mundo – e o único na América do Sul.

Confira abaixo no final do texto a íntegra da entrevista

“Esse é um trabalho que gera um grande interesse (nos Estados Unidos) porque complementa o que eles têm lá.  Sempre visando as boas práticas nas aplicações aéreas”, reforçando a vanguarda do Brasil nesse trabalho. “A nossa aviação agrícola brasileira é bastante forte e representativa em nível mundial. Nós temos menos aviões só do que os Estados Unidos e o maior uso de drones em lavouras extensivas no mundo”, destacou. “A China utiliza muitos drones (a maior frota geral no campo), mas apenas em pequenas propriedades, o que nos diferencia bastante.”

No túnel de vento em Botucatu, é possível testar equipamentos e o comportamento dos produtos em aplicações simuladas com ventos de zero a 300 quilômetros por hora – de drones até aviões turboélices. “Ajudando a desenvolver técnicas mais seguras e eficazes”, pontuou Antuniassi. Acelerando o processo em um ambiente controlado e reproduzindo várias situações que seriam amis difíceis de avaliar em campo em larga escala, em situações distintas em um País tão grande quanto o Brasil.

Algo essencial, segundo Antuniassi, também nesse momento em que o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) está em pleno processo de atualização do regramento sobre o setor no País. Além de atestar a segurança do setor aeroagrícola em diversas situações onde o debates sobre a segurança do setor ocorre muito mais com foco político do que técnico. 

Comments

wonderful comments!