30 de março de 2024

Conexão Rural repercute a reunião web sobre aviação x mosquitos

Entrevista do quadro Nas Asas da Aviação Agrícola abordou o encontro entre autoridades, pesquisadores de universidades e operadores para se avançar em pesquisas sobre o combate aéreo a vetores no Brasil

A reunião via web sobre combate aéreo ao mosquito transmissor da dengue, promovida pelo Ibravag e Sindag na última terça-feira (26), foi repercutida na manhã deste sábado (30), no programa Conexão Rural, na rádio Acústica FM, de Camaquã/RS. ) assunto foi o tema da entrevista no quadro Nas Asas da Aviação Agrícola, com o jornalista Alex Soares e o diretor-executivo das duas entidades aeroagrícolas, Gabriel Colle.

Confira a íntegra da entrevista no final do texto

Soares abriu a entrevista indagando Colle sobre os avanços no tema e o dirigente aeroagrícola destacou que o assunto ganhou proporção. Especialmente pelo fato de que os Municípios passaram a apostar nas aplicações aéreas para fazer frente a uma epidemia que já atinge mais de 2 milhões de pessoas no País – segundo dados do próprio Ministério da Saúde. O que deve provocar também uma atenção maior à possibilidade de se gerar pesquisas com uso de aviões e helicópteros contra a dengue – como já é previsto na legislação brasileira e é prática corriqueira em outros países.

Cole também enfatizou a importância da participação, no evento da última terça, de representantes das Secretarias de Saúde de Chapecó/SC e de Sant Ângelo/RS, cidades que estão usando drones contra mosquitos. Além de pesquisadores da Universidades de Brasília (UnB) e da Federal do Espírito Santo (Ufes). O que demonstrou a relevância do tema, ao mesmo tempo em que deixa claro o acerto no trabalho de comunicação do Sindag, no sentido de esclarecer mitos sobre as ferramentas aéreas.

FRENTE PARLAMENTAR

Sobre isso, aliás, Soares lembrou que o assunto acabou sendo mencionado também no último dia 22, durante a solenidade de lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Aviação Agrícola no Estado, na Assembleia Legislativa gaúcha. Neste caso, no último dia da 22ª Expoagro Afubra, em Rio Pardo. Colle lembrou que um dos desdobramentos disse deverá ser também uma reunião com os parlamentares médicos do Legislativo estadual, para debater o tema. Assim como o Sindag vem fazendo em outros Estados – caso, por exemplo, da conversa sobre o tema, no início do mês, com governador Ronaldo Caiado, de Goiás (que é médico).

A entrevista no Conexão Rural também relembrou o Projeto de Lei  do deputado Marcus Vinícius (PP), que visa a tornar a aviação agrícola como de Relevante Interesse Social, Econômico, Público e Econômico no Estado do Rio Grande do Sul. Iniciativa que resultou em ações parecidas também nas Assembleias Legislativas de Santa Catarina e do Espírito Santo.

Confira abaixo a íntegra da entrevista:

wonderful comments!