3 de novembro de 2020
Lançada a quinta edição do Anuário Brasileiro de Aviação Civil
Publicação do IBA traz uma análise ampla do mercado da aviação no País e aponta a existência de 270 empresas aeroagrícolas em atividade
O Instituto Brasileiro de Aviação (IBA) colocou no ar, na internet, a quinta edição do Anuário Brasileiro de Aviação Civil – que pode ser baixado CLICANDO AQUI. O documento, de 116 páginas, traz um raio-X completo do mercado brasileiro da aviação civil, abordando desde a produção de insumos como combustíveis até dados de recursos humanos, entregas de fabricantes, número de aeronaves na frota brasileira e operações no País. No caso da aviação agrícola, o documento traz a fala do diretor-executivo do Sindag, Gabriel Colle, destacando o trabalho do setor para consolidar sua importância nacional e o aprimoramento técnico e de gestão promovido pelo sindicato aeroagrícola junto a suas associadas.
Apesar de não se debruçar de maneira ampla sobre especificidades do setor aeroagrícola, o Anuário aponta, por exemplo, a existência de 270 empresas aeroagrícolas atuando no País
No mais o documento tem uma boa abordagem do comportamento do mercado e perspectivas para a aviação brasileira, além de enumerar tipos de aeronaves mais vendidas, comparativos entre fabricantes mundiais que atuam no País, além de manutenção e perfis de operadores. Passado o baque da pandemia do novo coronavírus, o IBA elaborou ainda a projeção de recuperação das movimentações da aviação geral e comercial até dezembro de 2021. Nesse caso, a expectativa é de que a aviação geral esteja recuperada logo no início do ano. Já a aviação comercial inicia 2021 com operações ainda em 50% do normal.
O lançamento do Anuário foi no dia 22 de outubro, em um evento via web com apresentações do diretor-geral da Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag), Flávio Pires, e do titular da Secretaria Nacional da Aviação Civil (Sac), Ronei Saggioro Glanzmann. A publicação tem ainda comentários de personalidades como o presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), Ondino Dutra, e do presidente do Conselho Diretor da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Marcello Brito, entre outros.