18 de novembro de 2024
Missão EUA: pesquisa brasileira em destaque na Ag Aviation Expo
Encontro aeroagrícola da NAAA abriu nesta segunda, no Texas, com estande do Sindag e a maior comitiva do Brasil na parceria entre as entidades do setor nos dois países
A Ag Aviation Expo 2024, em Fort Worth, no Estado norte-americano do Texas, teve pesquisa brasileira em destaque já no primeiro dia de sua programação principal. Foi durante a Aerial Application Technology Research Session, na manhã desta segunda-feira (18). Quando o professor e pesquisador Ulisses Rocha Antuniassi, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) em Botucatu/SP, apresentou resultados de um trabalho medindo o efeito de adjuvantes no espectro de gotas em aplicações aéreas, terrestres e de drones. A apresentação de Antuniassi foi a penúltima entre os seis trabalhos apresentados a partir das 10h15 locais (7h15 no horário de Brasília)
A pesquisa foi realizada utilizando o túnel de vento de alta velocidade do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (CPD) da AgroEfetiva, em Botucatu. Neste caso, o primeiroequipamento do tipo na América Latina para ensaios de equipamentos precisão e controle apurado de condições ambientais. Além do público norte-americano, a apresentação foi prestigiada por boa parte da comitiva brasileira liderada pelo Sindag no evento, que segue até essa quarta-feira (20) no Fort Worth Convention Center e no Omni Hotel.
Doutor em Agronomia, com ênfase em Energia na Agricultura, Ulisses Antuniassi é considerado uma das maiores autoridades acadêmicas do Brasil em aviação agrícola. Com diversos trabalhos comprovando a importância das ferramentas aéreas para a produção sustentável no País e descontruindo mitos sobre o setor. O que lhe rendeu neste ano a medalha Mérito da Aviação Agrícola, entregue durante o Congresso da Aviação Agrícola do Brasil (Congresso AvAg), em agosto, no Mato Grosso.
Confira os áudios do comentário de Antuniassi sobre a importância
da pesquisa brasileira apresentada no evento norte-americano:Como foi a pesquisa apresentada na AgAviation Expo nos EUA :
A importância do túnel de vento em Botucatu/SP, único da América Latina e um dos poucos no mundo:
Sindag presente com estande na mostra técnica
Promovido pela Associação Nacional de Aviação Agrícola dos EUA (NAAA, na sigla em inglês), a manhã da segunda-feira na Ag Aviation Expo começou também com a montagem do estande do Sindag no evento. Isso ao lado do espaço da Federação Argentina de Câmaras Agroaéreas (Fearca) e entre cerca de 150 estandes de fabricantes de aeronaves e de tecnologias embarcadas – onde estão também as brasileiras Travicar Tecnologia Aeroagrícola e Zanoni Equipamentos.
Liderada pela presidente da entidade aeroagrícola brasileira, Hoana Almeida Santos, e pelo diretor operacional Cláudio Júnior Oliveira, a Missão Empresarial do Brasil no evento tem este ano mais de 20 participantes, um dos maiores grupos desde 2016 – quando foi firmada a parceria entre a NAAA e o Sindag prevendo a presença recíproca nos eventos principais de cada entidade.
Até quarta-feira, dia 20, a programação em Fort Worth (que fica 30 quilômetros a oeste de Dallas) terá palestras sobre agricultura de precisão segurança no voo a baixa altitude e a rodada Pergunte ao Especialista.
Paralelo ao networking com as lideranças locais e os contatos com fornecedores locais que também participam (ou podem vir a participar) do Congresso AvAg no Brasil. Lembrando que tanto o Sindag quanto empresas brasileiras também integram o rol de expositores de equipamentos e tecnologias mostradas no evento da NAAA.
Na terça, dia 19, o destaque será a feira de negócios da AgAviaton Expo, bem como uma sessão geral da NAAA abordando segurança nas operações e aspectos legais do trabalho em campo. Além da reunião-almoço do programa PAASS – sigla em inglês para Sistema de Suporte para o Aplicador Aéreo Profissional. Semelhante, em muitos aspectos, ao Curso de Atualização de Pilotos realizado no Brasil pelo Ibravag em parceria com o Sindag.
O tema educação será destaque também no dia 20, abordando aspectos operacionais de aviões e helicópteros. Também estão no roteiro do dia apresentações do Projeto Athena – que tem foco nas mulheres do setor e aborda desde gerenciamento de risco até ações de bem-estar. Além de apresentações abordando desde manutenção de aeronaves até ações de marketing. A quarta-feira terá ainda o fechamento da movimentação no centro de convenções, com o jantar da aviação agrícola e a premiação dos destaques do setor do ano, em 11 categorias.
Já na quinta-feira (21), no pós-feira e último dia de programação da AgAviation Expo 2024, o foco será a visita à fábrica da Air Tractor, na cidade de Olney – 160 quilômetros a sudoeste de onde ocorre a Ag Aviation Expo. Será na parte da tarde, encerrando a agenda do encontro da NAAA este ano. Os participantes da AgAviation Expo serão levados em ônibus fretados pela fabricante, que oferecerá ainda o almoço durante o tour.