26 de julho de 2024

Pyka fornecerá à SLC Agro sua aeronave agrícola autônoma

Empresa norte-americana anunciou pareceria com gigante brasileira das commodities para o drone de asa fixa com capacidade de quase 300 litros de insumos

A fabricante norte-americana de drones Pyka anunciou neste mês a parceria com a gigante brasileira de commodities SLC Agrícola – que tem sede no Rio Grande do Sul e possui cerca de 670 mil hectares de área plantada em sete Estados. O acordo é para o fornecimento do da aeronave autônoma Pelican Spray, embora o número de unidades a serem adquiridas não tenha sido revelado.

O modelo é um drone elétrico de asa fixa, com 6,1 metros de comprimento e 11,6 metros de envergadura, conseguindo uma faixa de aplicação de 10 metros, equipado com atomizadores elétricos. Sobre desempenho, o aparelho pesa pouco mais de 280 quilos (com as baterias) e tem carga útil de 281 litros – ou 281 quilos. A velocidade de aplicação é de até 130 quilômetros por hora e uma taxa de aplicação de 65 ha/hora com uma vazão de 20 litros/ha. Ou 85 ha/hora com vazão de 10 litros/há.

Ele também utiliza mapeamento aéreo 3D, com planejamento dinâmico de voo para desviar de obstáculos. Porém, ainda esbarra no problema das baterias, com capacidade para 35 minutos de voo (mais 10 minutos de reserva).

PROSPECTANDO: no ano passado a Pyka já havia colocado seus executivos para percorrerem o Brasil em busca de possíveis clientes, com intenção de aportar no País em 2024 – foto: Pyka/divulgação

HISTÓRICO

O Pelican teve seu primeiro voo há quatro anos e tem um histórico total de mais de 3 mil missões no trato de lavouras. No ano passado, a Pyka já havia colocado executivos para percorrerem o Brasil e prospectar clientes, anunciado a intenção de entrar oficialmente no mercado brasileiro em 2024. No comunicado de imprensa divulgado no último dia 10, a empresa norte-americana  festejou sua entrada “em um dos maiores mercados agrícolas do mundo, preparando o cenário para a expansão das operações da Pelican Spray em grandes culturas como soja, milho e algodão.”

O drone agrícola da Pyka já opera desde 2002 na Costa Rica (especialmente no trato noturno de lavouras de banana). Em abril do ano passado, a fabricante anunciou uma carta de intenção de compra (LOI, na sigla internacional para contratos de exportação) com dos maiores grupos produtores de frutas da Guatemala.

Lembrando ainda que em setembro de 2021 a Pyka e a fabricante brasileira de aviões Embraer – através da Embraer X (o braço de inovação da fabricante de aviões), anunciaram uma parceria de olho no mercado brasileiro. Na época, a colaboração anunciada foi para tecnologia, certificação, operação e comercialização do Pelican.

Sobre a SLC

Fundada em 1977, a SLC Agro está presente em sete Estados e é uma das maiores produtoras mundiais de grãos e fibras, trabalhando diretamente com soja, milho e algodão – utilizando também aviões agrícolas. A empresa atua ainda na criação de gado (no modelo integração lavoura-pecuária) e detém a marca SLC Sementes.

Além da excelência nos processos produtivos, empresa tem como diferencial uma forte vocação para pesquisa. Tanto que, entre as 24 fazendas onde opera no Centro-Oeste e Nordeste,  15 delas  contam com áreas para desenvolvimento e experimentação de novas técnicas e tecnologias. Para completar, a empresa mantém ainda um programa próprio de desenvolvimento e impulsionamento de startups. Tudo controlado a partir de sua matriz em Porto Alegre.

GRUPO

O braço Agro integra ainda o Grupo SLC, que foi fundado em 1945, no município gaúcho de Horizontina. Nasceu como Schneider Logemann Co. (daí a sigla), que em 1964 era revendedora de tratores da marca Valmet e, em 1965 produziu a primeira colheitadeira fabricada no Brasil (a SLC 65-A, exposta no Memorial da Evolução Agrícola, inaugurado na cidade em 2023).

Em 1977 veio a Agropecuária Schneider Logemann (que originou a SLC Agro). Em 1996, já como SLC Máquinas, o braço de mecanização do grupo passou a ser concessionária unicamente dos produtos SLC e John Deere, iniciando também a fabricação de tratores. Em 1999 a Deere & Co. adquiriu 100% da fabricação de máquinas (tinha antes 20%) e a SLC Máquinas passou a operar como concessionária da John Deere.

Hoje, o Grupo SLC segue composto pelos braços Agrícola e Máquinas, além de contar com o Instituto SLC. Neste caso, uma associação privada e sem fins lucrativos, que atua com foco  em transformar comunidades através da Educação.